capa do livro

Escritos sobre educação e saúde indígenas

Armando M. de Barros, Fábio Almeida de Carvalho e Isabel Maria Fonseca

  • APRESENTAÇÃO
  • PARTE I . SOBRE EDUCAÇÃO (& SAÚDE) INDÍGENA 
    • 1. Compreensão de signos ideológicos Guarani Mbya: Nhandereko, Arandu e Texa 
      Armando Martins de Barros/UFF
      Renata Pinheiro Castro, Mestre em Educação/UFF
    • 2. O núcleo Insikiran de formação superior indígena no contexto das lutas indígenas por educação superior 
      Fábio Almeida de Carvalho/UFRR
      Maxim Repetto/UFRR
      Maria Luisa Fernandes/UFRR
      Isabel Maria Fonseca/UFRR
    • 3. A institucionalização da educação escolar indígena no Vale do Juruá: das lutas e impasses à conquista da graduação
      José Alessandro Cândido da Silva/UFAC
    • 4. Produção da escola diferenciada Puyanawa
      Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto/UFAC
      Francisca Adma de Oliveira Martins/UFAC
    • 5. Formando o agente indígena de saúde no Rio de Janeiro: uma experiência interinstitucional 
      Luiz Henrique Chad Pellon
      Solange de Carvalho Oliveira
    • 6. Extra! Arte teatro de bonecosMba’eaxy - Juruáraxy: saúde, doença e interculturalidade 
      Ananda Machado
  • PARTE II. SOBRE SAÚDE INDÍGENA 
    • 1. Os Kaiowá e Guarani frente aos desafios do confinamento e do suicídio 
      Antonio J. Brand/UCDB
      Rosa S. Colman/UCDB
    • 2. Desafios para a prevenção das DST e da Aids com populações culturalmente diferenciadas: dois momentos com os Guarani. 
      Jane Portella
    • 3. Etnovisão e o letramento de indígenas GuaraniMbya do Rio de Janeiro 
      Viviam Kazue Andó Vianna Secin
      (PROPED-UERJ, FAPERJ, IBMR/Laureate)
    • 4. Educação em saúde bucal na atenção à saúde dos povos indígenas 
      Pedro Alves Filho
      Nélia Caiafa Ribeiro
    • 5. Morbidade Hospitalar Indígena Guarani no Sul e Sudeste do Brasil 
      Andrey Moreira Cardoso
      Carlos E.A. Coimbra Jr.
      Felipe Guimarães Tavares
    • 6. Expectativas e desafios de profissionais indígenas da área de saúde
      Dulce Lopes Barboza Ribas
    • 7. Implementação da política de saúde indígena no Polo-base Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil: entraves e perspectivas 
      Maria de Betania Garcia Chaves
      Andrey Moreira Cardoso
      Celia Almeida

Veja também

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga

capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)

capa do livro

Vivências e Docência

Impactos na formação individual e na prática docente

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery

capa do livro

O Ensino à Distância na formação em Serviço Social

Análise de uma década

Andréa Araújo do Vale e Larissa Dahmer Pereira (orgs.)

capa do livro

O tema da violência no ensino em saúde coletiva

Articulações com pesquisa e extensão

Simone Gonçalves de Assis e Liane Maria Braga da Silveira