capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)

Parte I – passado e presente afro-brasileiro:
etnicidades e historicidades

11 A etnicidade e o reconhecimento das comunidades remanescentes
de quilombo

Wesley Santos de Matos
Benedito Gonçalves Eugênio

29 Educação e rebeldia em Angola Janga

Álamo Pimentel Gonçalves da Silva

53 Mulheres negras do Mulungu e as vozes do saber:
histórias tecidas no tempo e no cotidiano

Maria Eunice Rosa de Jesus

Parte II – educação, alteridade e gênero

71 Antígone, a mulher que lutou pela dignidade

Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui

87 Gênero: masculinidade e feminilidade na escola e a formação
inicial do professor

Maria de Fátima de Andrade Ferreira
José Valdir Jesus de Santana
Nakson Willian Silva Oliveira

135 Facundo: um mito antropofóbico da violência e terror
em Latino-América

Bernardo Alfredo Mayta Sakamoto

155 As mordaças da cultura do silêncio e os processos de resistência
das culturas populares: ecos das vozes subalternas

Kergilêda Ambrosio de Oliveira Mateus
Aida Victória Garcia Montrone

Parte III – os indígenas e a educação: produzindo alteridades

179 As representações dos povos indígenas na História
de Itapetinga – Bahia

Jussara Tânia Silva Moreira

203 “Passou? Agora é luta!” Dez Anos de Presença Indígena
na Universidade Federal da Bahia

Ana Cláudia Gomes de Souza

235 Multiplicar escolas, “retomar” parentes e estar na cultura:
Os Tupinambá de Olivença/BA

José Valdir Jesus de Santana
Clarice Cohn
José Carlos Batista Magalhães

297 Sobre os autores

Veja também

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga

capa do livro

Vivências e Docência

Impactos na formação individual e na prática docente

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery

capa do livro

O Ensino à Distância na formação em Serviço Social

Análise de uma década

Andréa Araújo do Vale e Larissa Dahmer Pereira (orgs.)