capa do livro

Comunicação, Cultura e Consumo

A (des)construção do espetáculo contemporâneo

João Freire Filho e Micael Herschmann (org.)

  • Introdução - João Freire Filho e Micael Herschmann
  • Parte 1: Teoria e história do espetáculo
    • Usos (e abusos) do conceito de espetáculo na teoria social e na crítica cultural - João Freire Filho
    • Do espetáculo monárquico ao evento da multidão - Barbara Szaniecki
  • Parte 2: Encenações contemporâneas: cinema, espetáculo e mercado
    • Periferia industrial e periferia fashion: Dois momentos do cinema brasileiro - Angela Prysthon e Rodrigo Carrero
    • Cidade de Deus e suas discursividades: Entre espetacularizações e apropriações - Paulo Jorge Ribeiro
  • Parte 3: Dinâmicas identitárias na sociedade da imagem
    • O espetáculo da metamorfose identitária nos reality shows de intervenção - Bianca Freire-Medeiros e André Werneck de A. Bakker
    • Paradoxos da autenticidade: Gênero, estilo de vida e consumismo nas revistas femininas juvenis - João Freire Filho
  • Parte 4: Os jovens e a politização do espetáculo
    • Sociedade do espetáculo e resistência juvenil: Estratégias midiáticas na formulação de uma contracultura - Ana Julia Cury de Brito Cabral
    • Espetacularização e alta visibilidade: A politização da cultura hip-hop no Brasil contemporâneo - Micael Herschmann
  • Parte 5: Arte e espetáculo
    • O choque do real: Estéticas do realismo e cultura midiática - Beatriz Jaguaribe
    • Arte e medi-ação: Reflexões sobre violência e representação - Santiago Villaveces-Izquierdo
    • O espetáculo e a demanda do real - Karl Erik Schøllhammer
  • Parte 6: A espetacularização dos conflitos na Cidade Maravilhosa
    • A imprensa e o espetáculo da violência no Rio de Janeiro contemporâneo - Lorraine Leu
    • Mídia, “pânico moral” e o funk carioca - João Freire Filho e Micael Herschmann
    • As duas margens midiáticas do Rio de Janeiro - Nízia Villaça
  • Sobre os autores

Veja também

capa do livro

Mídia, Memória e Celebridades - 2a edição

Estratégias narrativas em contextos de alta visibilidade

Micael Herschmann e Carlos Alberto Messeder Pereira

capa do livro

Discurso Publicitário e Consumo

Uma Análise Crítica

Fred Tavares

capa do livro

Celebridades

A influência nos padrões de consumo no Brasil

Cristiane Zovin

capa do livro

Analisando Telenovelas

Maria Carmem Jacob de Souza (org)

capa do livro

Mídia de Chocolate

Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante e Alessandra Carlos Alcântara