capa do livro

A emocionante realização pessoal

Técnicas subjetivas que estimulam o autoconhecimento

Evandro Marcelo de Castro

  • Este livro foi organizado com o objetivo de auxiliar as pessoas no seu processo de autoconhecimento e na busca ou descoberta de suas potencialidades como ser humano, pois se trata de material educativo que auxilia na reflexão pessoal.
  • Como exercício reflexivo, possui atividades mescladas de frases a serem completadas e execução de desenhos dirigidos, onde aparecerá uma pergunta-chave que auxiliará na execução da proposta temática dentro de espaço indicado.
  • Outras propostas técnicas deverão ser respondidas ou completadas como, por exemplo: questionários, entrevistas, técnica dos dez desejos etc.
  • Perguntas e frases incompletas deverão ser respondidas com a primeira ideia que vier à mente, sem nenhuma preocupação em estar correspondendo a algum tipo de resposta esperada. Para isso, é importante não se preocupar em autocensurar-se, pois não existem respostas certas ou erradas.
  • É importante dizer que as respostas não são um fim em si mesmas, mas um meio para se conhecer melhor e ajudá-lo(a) a crescer; elas representam o reconhecimento de uma etapa na vida da pessoa. Em caso de dificuldades, essas poderão ser superadas com esforço e, se necessário, é recomendável procurar um acompanhamento psicoterapêutico com profissional.
  • Embora esse tipo de material pareça se encaixar na categoria de “autoajuda”, não significa que devemos desconsiderar o apoio de um profissional da Psicologia; muito pelo contrário. Na atualidade, torna-se imprescindível a presença desse profissional no acompanhamento psicológico, no psicodiagnóstico, nas intervenções terapêuticas, nas avaliações, nas consultorias e no trabalho multidisciplinar.
  • Caso você esteja fazendo terapia, é recomendável que mostre as suas respostas ao seu psicólogo e conte com o apoio do mesmo; se você não está fazendo terapia, sinta-se à vontade para procurar um profissional dessa área. Existem muitas possibilidades, até mesmo em nosso sistema público de saúde e/ou educacional, junto a faculdades que oferecem serviços públicos em Psicologia Clínica.
  • O princípio que norteia este trabalho baseia-se no respeito à dignidade humana e no desejo de auxiliar o outro em seu processo de descoberta, crescimento e fortalecimento rumo à realização e à prosperidade, subentendida, nesse caso, como possibilidade de realização plena de nossas capacidades humanas.
  • E assim, desejamos que as pessoas aproveitem ao máximo cada reflexão apresentada para se descobrirem, crescerem e prosperarem.
  • Boa caminhada para todos vocês e lembrem-se: nossa meta neste mundo é melhorar sempre. Boa sorte!

Veja também

capa do livro

Espiritualidade, cura e pertencimento ao mundo

pensamentos e provocações

Mauro Bühler

capa do livro

Caminhos e Verdades

Leonel Bartoski

capa do livro

As Letras que Curam

Os Benefícios da Grafoterapia

Nélida Bird Burgos