capa do livro

Maria Carmem Jacob de Souza (org)

Maria Carmem Jacob de Souza, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas apresenta no artigo "Analisando autoria nas telenovelas" as proposições gerais do método de análise das marcas de autoria que considera tanto os modos de organização do processo de elaboração das telenovelas quanto os modos de funcionamento das suas estratégias discursivas.

Silvia Borelli, professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, examina em "Comicidade e fantástico: diálogos com o melodrama" a narrativa estabelecida nas fronteiras de diferentes territórios de ficcionalidade - melodrama, comicidade e fantástico - observados na telenovela "A Indomada". Retoma a importância da análise das estratégias de comunicabilidade dos gêneros ficcionais para a compreensão dos modos de reconhecimento e leitura das telenovelas por parte dos telespectadores.

Pina Coco, professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, expõe em "A heroína e suas metamorfoses" uma das situações narrativas estruturantes das telenovelas, a presença constante, mesmo que em novas modulações, das heroínas de lágrimas e sofrimento.

Rodrigo Barreto, mestre do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBa), participante do Laboratório de análise fílmica deste Programa desde 2000, foi convidado a examinar a poética do primeiro capítulo das telenovelas "O Clone" e "Terra Nostra". Uma incursão exploratória nas investigações sobre as marcas de autoria dos realizadores nas telenovelas produzidas pela TV Globo, em particular, do escritor responsável e da direção geral.

 



Veja também

capa do livro

Nostalgias e mídia

No caleidoscópio do tempo

Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)

capa do livro

Repensando o lazer a partir da cultura digital

Rafael Fortes e Juliana de Alencar Viana (orgs.)

capa do livro

E o samba, sambou?

Retrospectiva do carnaval da última década

Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (orgs.)

capa do livro

A Comunicação Multissensorial

Compreendendo modos de sentir

Ana Erthal

capa do livro

TeleVisões

Reflexões para além da TV

Ariane Holzbach e Mayka Castellano (org.)