Memórias do Tronco Velho Pankararu
Bartolomeu Cícero dos Santos – Pankararu
Essa produção apresenta as tantas vertentes de uma geografia Pankararu, um tronco velho que resiste no tempo e no espaço, povoa o nosso imaginário e nos remete a uma viagem.
Com este livro, o autor espera contribuir para o reconhecimento de que as Ciências Sociais e a Filosofia são recursos epistêmicos potentes para ajudar na transformação democrática da sociedade.
Cérebro, Mente e Informações, ou Simplesmente Inteligência
Inteligência inercial. Este é o caos maior da espécie humana. Como ser, saber, agir, evoluir, viver em estado de inércia existencial?
Trabalho e realização na segunda metade da vida
Este livro foi escrito para quem quer aproveitar essa oportunidade maravilhosa de construir uma nova trajetória, de forma a continuar se realizando e se sentindo útil à sociedade.
A geografia do conhecimento no Brasil
Trata-se de um dos primeiros estudos de cientometria espacial para o Brasil, talvez o mais completo tanto de vista da espacialidade quanto da temporalidade.
Filantropia de justiça social, sociedade civil e movimentos sociais no Brasil
Filantropia de justiça social, sociedade civil e movimentos sociais no Brasil
Práticas religiosas afro-brasileiras e as Ciências Ambientais
Carlos José Saldanha Machado, Rodrigo Machado Vilani, Ramon Fiori Fernandes Sobreira
Os autores trazem à público um exercício prático de Ciências Ambientais sobre as atividades religiosas afro-brasileiras, que se desenvolvem em contato com o ambiente natural, constitutivo das inter-relações da vida em sociedade.
Estudos interdisciplinares, saberes interculturais - Conexões entre Brasil e México
Assis da Costa Oliveira e Lúcia Helena Rangel (orgs.)
O livro é resultado de estudos, pesquisas e vivências de indígenas e não indígenas. Nos dá oportunidade de conhecer o que pensam e como pensam os jovens indígenas de hoje.
Controle social e rebelião
Estudo sobre o medo do crime a partir de sua visibilidade na sociedade brasileira atual como efeito do funcionamento de um dispositivo de controle social que a autora denomina “dispositivo da criminalização”.
Povos indígenas, meio ambiente e políticas públicas
Uma visão a partir do orçamento indigenista federal
Acompanhamento da cena indigenista brasileira a partir do que constou nos planejamentos e execuções orçamentárias do governo federal entre os anos de 2003 e 2012.
Temas e problemas da vida em sociedade no Brasil
Carlos José Saldanha Machado e Rodrigo Machado Vilani
Análise de alguns dos grandes problemas nacionais que ainda impedem a constituição de um Estado ambiental, construção necessária e inafastável para compatibilizar a vida social com o ambiente.
O Rio de Janeiro dos imigrantes
Páginas de uma cidade de muitos povos
Mapeia os jornais impressos de imigrantes que circularam na cidade ao longo do tempo a fim de verificar de que maneira esses periódicos registraram a capital fluminense em diferentes épocas.
Inovação social e sustentabilidade
Desenvolvimento local, empreendedorismo e design
Roberto Bartholo e Carla Cipolla (orgs.)
Este livro reúne o material do Seminário Internacional INOVABR, Inovação Social e Sustentabilidade realizado no Rio de Janeiro em 2010.
Perspectivas comunicacionais brasileiras
Simone Pereira de Sá, Beatriz Polivanov e Simone Evangelista
Celebra os 10 anos do LabCult/UFF,que protagoniza algumas das pesquisas mais relevantes na área de música, som, mídia e tecnologia, posicionando-se sempre na vanguarda das reflexões da área.
Uma plataforma colaborativa para a inovação social
Roberto Bartholo, Ivan Bursztyn e Carla Cipolla (Orgs.)
O projeto Africa.Brasil.Dialogs pretende contribuir para um mútuo aprendizado em inovação social entre brasileiros e africanos, no âmbito da cooperação e intercâmbio entre pesquisadores acadêmicos, agentes sociais e comunitários.
Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil
Povos indígenas e os novos contornos do Programa de Educação Tutorial/Conexão de Saberes
Ana Elisa de Castro Freitas (organizadora)
As experiências dos programas de educação tutorial indígena, que articulam o Programa de Educação Tutorial ao Programa Conexões de Saberes, que visa relacionar a universidade às comunidades dos alunos.
Quebra a cabaça e espalha a semente
Desafios para um protagonismo indígena
Busca mostrar, por meio do estudo do acesso de indígenas às novas mídias, a construção de novas estratégias e formas de mobilização que permitem romper com atitudes coloniais que ainda hoje marcam a vida dessas populações.
Sistema de prosa e mexida de cozinha
O povo dos Buracos, no sertão norte-mineiro, apresentado de acordo com seus modos de comer e de conversar, que o aproxima e o distingue de outros povos.
A collaborative platform for social innovation
Roberto Bartholo, Ivan Bursztyn e Carla Cipolla (Orgs.)
The project discussed the potentialities of everyday life creativity in generating and diffusing more sustainable ways of living in the urban environments.
As experiências do programa Rede de Saberes em Mato Grosso do Sul
Fernando Luiz B. Vianna, Eva Maria L. Ferreira, Beatriz dos Santos Landa e Antonio H. Aguilera
O livro trata da presença e permanência de indígenas no Ensino Superior brasileiro por meio de apoios como o do Programa Rede de Saberes.
O combate à pobreza multidimensional e seus desafios
Uma análise dos Relatórios do Desenvolvimento Humano encomendados, anualmente, pelas Nações Unidas
Discute-se, neste livro, de que forma os Relatórios do Desenvolvimento Humano têm mobilizado vários esforços para colocar na agenda pública, de muitos países, diversas propostas de combate à pobreza extrema.
a relação (in)tensa entre mães e babás
O livro busca estranhar o familiar. Apresenta a etnografia de uma rede de babás que, por sua vez, nos introduz à intimidade das famílias onde elas prestam seus serviços.
Desenvolvimento e mundialização
O Brasil e o pensamento de François Chesnais
José Eduardo Cassiolato, Marcelo Pessoa de Matos e Helena M. M. Lastres (Orgs.)
Este livro pretende homenagear o professor François Chesnais, sua contribuição para o pensamento brasileiro na academia e na política.
Povos Indígenas e Universidade no Brasil
Contextos e perspectivas, 2004-2008
Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso (orgs.)
A obra pretende refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo.
Quem é o cuidador social e qual é o seu papel?
Neste livro, a autora aborda questões sobre o envelhecimento, o cuidado com as pessoas idosas e a ética do cuidar, afirmando a necessidade de qualificação para a prestação desse serviço.
Animais na sociedade brasileira
Práticas, relações e interdependências
Carlos José Saldanha Machado (org.)
Apresenta um estudo sobre as relações homem-animal na sociedade contemporânea e outros fatores, como o sacrifício religioso de animais, o ecoturismo com alimentação de mamífero aquático e a regulação de medicamento para a saúde de animais e humanos.
Obrando en autos, obrando en vidas
Formas y fórmulas de Protección Judicial en los tribunales Prevencionales de Menores de Córdoba...
Etnografia que apresenta um minucioso estudo da administração estatal de menoridade em seu exercício cotidiano, no início do século XXI.
Escritos sobre educação e saúde indígenas
Armando M. de Barros, Fábio Almeida de Carvalho e Isabel Maria Fonseca
A presente obra visa a divulgação de experiências de trabalho e de pesquisas especializadas em educação e saúde das populações indígenas no Brasil.
O registro de uma história e perspectivas atuais
Armando M. de Barros, Fernanda Muniz dos Santos e Gabriela dos Santos Barbosa
Este livro trata da concepção e produção de materiais paradidáticos bilíngues sobre: Línguas (guarani e português), História, Geografia, Ciências, Matemática e Educação Artística.
Trajetórias e estratégias de mobilidade no Mato Grosso
A leitura deste livro, além de nos permitir ter uma visão do mundo do chamado agronegócio da perspectiva dos que o acessam como peões, fornece-nos elementos para pensar questões como a do mercado de trabalho...
Os Pensadores e a Ciência da Informação
José Eduardo Santarem Segundo, Márcia Regina da Silva e Solange Puntel Mostafa (orgs.)
O livro apresenta o pensamento de alguns clássicos em sua relação com a Ciência da Informação. São eles filósofos, sociólogos, historiadores, estudiosos da cultura, linguistas e informatas.
A marcha dos pequenos proprietários rurais
Trajetórias de migrantes do Sul do Brasil para o Mato Grosso
Objetiva compreender o processo migratório dos “sulistas” rumo a regiões do Mato Grosso nas décadas recentes
Pesquisas e Terapias com Células-Tronco
Governança, visões sociais e o debate no Brasil
Contempla as disputas e contradições que rondam o progresso da ciência e sua utilização para melhorar a vida humana, ressaltando o caráter político que perpassa todas as manifestações da discussão sobre a utilização de células-tronco.