Etnografias do protagonismo indígena contemporâneo
João Pacheco de Oliveira (org.)
Este livro foi organizado com o objetivo de buscar compreender a formação e reconhecimento de territórios indígenas.
Mobilização e recuperação territorial entre os Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia
O retorno dos parentes focaliza a mobilização contemporânea dos Tupinambá da Serra do Padeiro (sul da Bahia), mais especificamente, o processo de reversão da diáspora atrelado às retomadas de terras.Impresso disponível a partir de 08/09.
A mobilidade Warao no Brasil e os modos de gestão de uma população em trânsito
reflexões a partir das experiências de Manaus-AM e de Belém-PA
Em A mobilidade Warao no Brasil e os modos de gestão de uma população em trânsito Marlise Rosa nos (re)apresenta a fatos fundadores das Américas.
Vukápanavo: O despertar do povo terena para os seus direitos
Movimento indígena e confronto político
Menção honrosa na categoria Tese de Doutorado no Concurso Brasileiro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) de Teses e Dissertações 2020.
Povos indígenas, meio ambiente e políticas públicas
Uma visão a partir do orçamento indigenista federal
Acompanhamento da cena indigenista brasileira a partir do que constou nos planejamentos e execuções orçamentárias do governo federal entre os anos de 2003 e 2012.
O fazer antropológico e o reconhecimento de direitos constitucionais
O caso das terras de quilombo no Estado do Rio de Janeiro
Esta coletânea apresenta um relato sintético dos trabalhos de pesquisa e experiências textuais na elaboração de relatórios antropológicos de identifi cação territorial das Comunidades Remanescentes de Quilombos no Estado do Rio de Janeiro
Uma etnografia da cooperação alemã para o desenvolvimento
Pretende analisar o tema da cooperação internacional para o desenvolvimento a partir das ditas políticas de cooperação técnica de um órgão de administração pública alemã.
Formação de Estado e tradições de gestão no Brasil
Antonio Carlos de Souza Lima (org.)
Trata da investigação da lógica das relações que se estabelecem quando o instituto jurídico da tutela se faz presente para abordar situações que redundam em deslizamentos para exercícios de poder da mesma natureza.
Processos identitários e a produção da etnicidade
Este livro pretende contribuir para o conhecimento de situações etnográficas com outras formas de representação e ações sociais de indivíduos e grupos constituídos não como exemplares de culturas específicas mas pelos seus “insights” na vida.
Antropologia e administração indígena nos Estados Unidos, 1870-1890
A presente obra analisa o uso da antropologia aplicada nos assuntos indígenas americanos, entre 1870 e 1890, investiga esse processo e demonstra algumas das consequências para os índios, os antropólogos e a administração.
O fazer e o desfazer dos direitos
Experiências etnográficas sobre política, administração e moralidades
O desaparecimento de pessoas no Brasil, o infanticídio indígena em alguns veículos da mídia e a análise da construção da pedofilia como problema político, são alguns dos temas abordados neste volume.
Participação e Desenvolvimento Sustentável no Brasil
A experiência da Itaipu Binacional
Mostra como a Itaipú Binacional utiliza-se de ações e intervenções na tentativa de aglutinar instituições e pessoas em torno de suas iniciativas no campo socioambiental.
Obrando en autos, obrando en vidas
Formas y fórmulas de Protección Judicial en los tribunales Prevencionales de Menores de Córdoba...
Etnografia que apresenta um minucioso estudo da administração estatal de menoridade em seu exercício cotidiano, no início do século XXI.
Aplicação do fazer antropológico e do conhecimento disciplinar nos debates públicos...
Aborda questões com as quais os antropólogos estão envolvidos no contexto das relações entre saberes antropológicos, demandas da administração pública e movimentos sociais.
A identificação de corpos não-identificados no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro, 1942-1960
Letícia Carvalho de Mesquita Ferreira
Uma etnografia de profundas relações de desigualdade, em que cadáveres sem suficiente importância para gerarem maiores buscas por suas identidades são sepultados em arquivos e consagrados ao esquecimento.
Políticas ambientais e conflitos territoriais na Bacia de Campos, RJ
As complexas interações entre as atividades de pesca e extração de petróleo, que disputam a apropriação dos territórios marítimos na Bacia de Campos, litoral norte do estado do Rio de Janeiro.
A invenção da juventude violenta
Análise da elaboração de uma política pública
Objetiva compreender as distintas etapas e os procedimentos empregados nas políticas públicas ou governamentais, tendo como objeto o Programa Escolas de Paz, experiência da Unesco na década de 1990.
Fronteiras étnicas, fronteiras de Estado e imaginação da nação
Um estudo sobre a cooperação internacional norueguesa junto aos povos indígenas.
Discute a atuação dos modernos Estados-nação para além de suas fronteiras a partir de um caso específico: o da cooperação internacional junto aos povos indígenas promovida pela Noruega. Prêmio Capes de Teses 2009 da área Antropologia-Arqueologia.