capa do livro

A Sociedade na Tela do Cinema

Imagem e Comunicação

Héris Arnt e Ronaldo Helal


A Sociedade na tela do cinema - imagem e comunicação é o resultado de um seminário sobre cinema e sociedade realizado pela Faculdade de Comunicacao Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tendo como base a análise de alguns filmes que possibilitavam discutir questões pertinentes aos campos das ciências sociais, de forma geral, e da comunicação, em particular.

Como fruto deste seminário, este livro mostra que a teoria nos possibilita pensar criticamente os meios e a produção cultural, ao mesmo tempo em que oferece aos alunos um instrumental teórico mais próximo das necessidades profissionais. Ao articular teoria e prática, os alunos de Comunicação Social em especial, e de outras disciplinas como Sociologia e Antropologia por exemplo, passam a ser capazes, desde os primeiros anos de faculdade, de desenvolver um olhar crítico e sensível em relação aos produtos comunicacionais; neste caso, o cinema.

A vinculação do cinema com temas relacionados ao esporte, à moda, à ocupação coletiva do espaço urbano, a passagens expressivas da história, entre tantos outros que permeiam a nossa imaginação e invadem o nosso cotidiano, faz dele um meio muito fértil e rico para compreendermos a sociedade. Cada capítulo do livro tem uma nítida tendência teórica que se propõe a pensar questões práticas.

Não só os alunos e profissionais de Comunicação Social, Antropologia e Sociologia, por exemplo, que estão convidados para esta sessão. Outros leitores poderão usar como ingresso sua paixão por cinema e a curiosidade de rever alguns filmes, agora com subsídios teóricos que, com certeza, acabam por ampliar o argumento e o roteiro destas produções cinematográficas.

.

Veja também

capa do livro

O Novo Mercado

Do Social ao Ambiental

Márcia Neves

capa do livro

Mídia, Memória e Celebridades - 2a edição

Estratégias narrativas em contextos de alta visibilidade

Micael Herschmann e Carlos Alberto Messeder Pereira

capa do livro

Discurso Publicitário e Consumo

Uma Análise Crítica

Fred Tavares

capa do livro

Revista Lugar Comum - n.11

Estudos de Mídia, Cultura e Democracia

Rede Universidade Nômade

capa do livro

O Novo Mercado - eletronico

Do Social ao Ambiental

Márcia Neves