capa do livro

Turismo

Planejamento e Políticas Públicas na Amazônia

Wilker Nóbrega

Este livro é resultado de uma dissertação de mestrado de Wilker Nóbrega, jovem pesquisador e turismólogo paraense que nos apresenta algo mais do que um trabalho acadêmico. A obra faz uma análise dos instrumentos de participação popular no processo de concepção das políticas públicas na Amazônia, tendo como recorte o Programa de Ecoturismo da Amazônia Legal (Proecotur), no Município de Belém do Pará, região Norte brasileira.

O tema da investigação nasceu graças à perspicácia do autor que percebeu a necessidade de se preencher uma grande lacuna na área do Turismo e da implementação de políticas públicas do setor. O Brasil é um vasto território cheio de belezas naturais e riquezas culturais que, em alguns locais, são exaustivamente visitadas e outros pontos, com potencial turístico evidente, não se desenvolvem por falta de incentivo e direcionamento adequado.

A tarefa de compreender esse processo de turistificação do País, seus problemas e o surgimento de novas realidades, notadamente na região Amazônica, ficará mais fácil com este livro, redigido com rigor acadêmico, mas de maneira simples, no qual o leitor encontrará exemplos elucidativos com a apresentação do estudo de caso das comunidades do Porto Pelé e Caruaru, distrito de Mosqueiro, Belém do Pará.

O pesquisador teve o máximo cuidado em verificar o grau de satisfação e envolvimento da população frente à implantação do Proecotur, considerando, principalmente, os seus valores culturais.

Enfim, a obra representa um avanço em termos de reflexão e produção científicas sobre a dinâmica da produção dos novos espaços turísticos, evidenciando que os processos de transformação e organização territoriais e sociais são, muitas vezes, contraditórios e incertos. Mostra também que a trajetória nacional sobre “Ecoturismo”, participação popular e inclusão social carece de análises mais aprofundadas que possam contribuir para consolidação do fenômeno “Turismo” dentro de uma perspectiva sustentável em nosso País.

Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz

Veja também

capa do livro

Irmãs de fé

Tradição e turismo no Recôncavo Baiano

Armando Alexandre Costa de Castro