Estratégias de informação e modelos organizacionais
O espaço da administração e da comunicação na ciência da informação
Regina Celia Montenegro de Lima
Para oferecer diversos tipos de informação em diversos tipos de organização é preciso estudar Sistemas de Informação variados. A fim de oferecer ao cliente informação com real valor, pertinente, adequada e relevante é proposta uma nova abordagem, como uma colagem de idéias aproximando áreas do conhecimento, como ciência da informação, comunicação, administração e marketing.
Esta é uma visão transdisciplinar envolvendo análise de ambiente / sistema / cliente / usuário para otimizar o planejamento de informação de produtos e serviços com a construção de serviços de informação com novas tecnologias e novas teorias.
Reúne-se o conhecimento de diversas áreas que fornecem embasamento para a montagem e organização de disseminação seletiva da informação adequada as demandas do usuário conforme uma abordagem globalizante e holística.
Este trabalho é uma contribuição importante para a área da ciência da informação por tratar de aspectos e pontos de vista diferenciados do que se está acostumado a ver na literatura especializada.
Rio
de Janeiro, 27 de março de 2007.
Nice Menezes de Feigueiredo, PhD
Pesquisador Sênior do CNPq