capa do livro

Falando de comunidades

Unindo o saber e o fazer em prol da inclusão

Marina Lemette Moreira

Falando sobre comunidades vimos apresentar um trabalho de muitos encontros, fruto de sentimento de reflexão além da convivência. Relatar esta vivência é poder aplaudir cada experiência e, registrar o que através da lealdade em reconhecer o valor do outro: podemos contribuir para uma troca de informações significativas nas diferentes comunidades em que convivemos.

Poderiamos afirmar que nessas comunidades há busca de uma integração impar através da educação , para um futuro. Um futuro plural e com Foco de Luz.

Aliás, Ítalo Calvino, em seu livro "Proposta para o Terceiro Milênio" vem acentuando mais leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e coerência, em uma dinâmica social: onde a troca de energia e experiência favorece um diálogo expressivo, resultando na construção da convivência. Por outro lado, Martin Bubber afirma que "quando se chega ao diálogo - encontra-se a plenitude". É a alteridade que toma seu verdadeiro corpo e, se apresenta com seus matizes infinitos, posto ser para Einstein "a esperança do mundo, reside nas crianças.

É a situação de reconhecimento das angústias, e das dificuldades onde amar o que se faz, em sua capacidade de transcender as suas limitações, nos conduz ao cerne do conteúdo, que ora apresentamos.

Marina Lemette Moreira

Veja também

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga

capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)

capa do livro

Vivências e Docência

Impactos na formação individual e na prática docente

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery

capa do livro

O Ensino à Distância na formação em Serviço Social

Análise de uma década

Andréa Araújo do Vale e Larissa Dahmer Pereira (orgs.)