capa do livro

Falando de comunidades

Unindo o saber e o fazer em prol da inclusão

Marina Lemette Moreira

Falando sobre comunidades vimos apresentar um trabalho de muitos encontros, fruto de sentimento de reflexão além da convivência. Relatar esta vivência é poder aplaudir cada experiência e, registrar o que através da lealdade em reconhecer o valor do outro: podemos contribuir para uma troca de informações significativas nas diferentes comunidades em que convivemos.

Poderiamos afirmar que nessas comunidades há busca de uma integração impar através da educação , para um futuro. Um futuro plural e com Foco de Luz.

Aliás, Ítalo Calvino, em seu livro "Proposta para o Terceiro Milênio" vem acentuando mais leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e coerência, em uma dinâmica social: onde a troca de energia e experiência favorece um diálogo expressivo, resultando na construção da convivência. Por outro lado, Martin Bubber afirma que "quando se chega ao diálogo - encontra-se a plenitude". É a alteridade que toma seu verdadeiro corpo e, se apresenta com seus matizes infinitos, posto ser para Einstein "a esperança do mundo, reside nas crianças.

É a situação de reconhecimento das angústias, e das dificuldades onde amar o que se faz, em sua capacidade de transcender as suas limitações, nos conduz ao cerne do conteúdo, que ora apresentamos.

Marina Lemette Moreira

Veja também

capa do livro

De rodas, varejeiras e outros jeitos de aprender e ensinar

Elizabeth Tunes, Zoia Prestes e Roberto Bartholo (orgs.)

capa do livro

Comunicação, linguagem e análise do discurso

Notas do Seminário de Oratória

Antônio Augusto Braighi (org.)

capa do livro

As ações do Pibid da UFRRJ

Pesquisa e Ensino na Baixada Fluminense

Rosa Maria Marcos Mendes e Jean Rodrigues Sales (orgs.)