capa do livro

Tecendo redes

Conexão entre saberes para educação

Dileni Freitas (org.)

Fui convidado para apresentar o livro: Tecendo redes: conexão entre saberes para educação, organizado pela professora Dileni Freitas reunindo uma equipe competente de colaboradores.
Sabemos todos que a questão da educação sugere uma série de problemas para países como o nosso. Porém a palavra “problema” implica uma ilusão: “que a dificuldade que estamos tendo tem limites definidos”.

Neste livro, somos convidados a pensar que NÃO é preciso criar limites quando todas as coisas estão vinculadas. Seja no terreno dos imprecisos limites multidisciplinares ou no limite das práticas profissionais, o que importa é a capacidade de criar conexões.

O livro ensina mais: os problemas não nos escolhem. Se a situação nos atormenta, vamos resolver o tormento. Ou de outra forma: a maneira como encaramos um problema indica freqüentemente como estamos alimentando esse problema.

Por certo os textos aqui reunidos possuem a riqueza dos relatos de experiências, das boas práticas e da reflexão que faz avançar o conhecimento. Possuem, entretanto, algo mais, trazem uma constatação exposta em uma desafiadora expressão: “Não morda meu dedo, olhe para onde estou apontando.”

A organizadora e os colaboradores sofreram para organizar e expor suas idéias, mas é oportuno afirmar que “Crescer” tende a ser uma atividade sofrida. Alcançaram seu objetivo e a questão não está em ter ou não objetivo. A questão é saber se é um objetivo “agora” ou um objetivo “depois”.

Se vamos em frente e fazemos, isto surte um efeito em tudo o mais que continuamos desejando fazer. Como a aranha que continua tecendo sua teia interminavelmente, aqueles que se dedicam à construção do conhecimento precisam continuar a tecer as necessárias e ilimitadas conexões para transformar a educação em nosso País.

Maurício Castanheira
Doutor em Filosofia
Professor do Mestrado em Educação Universidade
Católica de Petrópolis.

Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga