capa do livro

Setores da Indústria Química Orgânica

Adelaide Maria de Souza Antunes

A idéia da construção deste livro nasceu, em 1998, quando terminei meu mandato na Diretoria da EQ/UFRJ e assumi o cargo de chefia do Departamento de Processos Orgânicos, senti a necessidade de escrever sobre os Setores da Indústria Química Orgânica no País, principalmente dirigido para os cursos de graduação de Engenharia Química e Química Industrial e mais recentemente para Engenharia de Alimentos e Engenharia de Bioprocessos.

Neste sentido, os professores do Departamento de Processos Orgânicos da Escola de Química/UFRJ: Alexandre Leiras, Cheila Gonçalves Mothé, Maria José Oliveira Guimarães, Suzana Borschiver; os professores José Vitor Bomtempo Martins do Departamento de Engenharia Química; professor Nei Pereira Jr. do Departamento de Engenharia Bioquímica e os profissionais e ex-alunos Adailson da Silva Santos, Adriana Ururahy Soriano, Cláudia Canongia, Fernanda Viceconti, Letícia Benevides Liberatori e Luiz Fernando Marinho tornaram possível à construção deste livro.

Setores da Indústria Química Orgânica conta com nove capítulos dividido em 2 partes: a primeira voltada para os setores de base e a segunda parte voltada para os setores de ponta.

O Capítulo 1 explicita as características básicas dos Setores da Indústria Química Orgânica; o Capítulo 2 trata do Petróleo e Derivados; o Capítulo 3 destaca a Petroquímica enfatizando os produtos básicos e o Capítulo 4 focaliza a Indústria de Polímeros.

Como não poderia faltar, o Capítulo 5 trata dos aspectos ambientais relativos aos processos de remediação, aplicados à Indústria de Petróleo e Petroquímica.

A segunda parte do livro conta com quatro capítulos, o Capítulo 6 dedicado ao atraente setor de óleos essenciais e suas aplicações; o Capítulo 7 extrapola a cadeia do complexo químico abordando a indústria de alimentos e sua ligação com o setor de aditivos químicos. Da mesma forma o Capítulo 8 é dedicado ao setor de cosméticos, com foco na estrutura da cadeia produtiva deste setor, que vem apresentando crescimento diferenciado. Finalizando o livro o Capítulo 9 aborda os conceitos da nova era: a do Conhecimento associado à Informação, cuja importância aos setores da Indústria Química é fundamental para manutenção da competitividade.

Agradeço a todos os professores, doutores e mestres que dispuseram do seu tempo e conhecimento e, em particular, a MSc. Eng. Química Maria de Fátima Ebole Santana pela valiosa e fundamental colaboração na organização deste livro.

Também quero registrar meu agradecimento ao CNPq pelo auxílio recebido no projeto “Avaliação e Expectativa da Indústria Química”, apoiado através da minha bolsa de produtividade exercido nos laboratórios do Sistema de Informação da Indústria Química – Siquim ®/Laboratório de Prospecção Tecnológica e Tendência de Inovação – Obtendo, ambos do Departamento de Processos Orgânicos da Escola de Química da UFRJ.

Professora-titular Adelaide Maria de Souza Antunes
Coordenadora

Veja também

capa do livro

Novos Combustíveis

Suzana Kahn Ribeiro e Márcia Valle Real

capa do livro

Processos de Separação por Membranas

Alberto Cláudio Habert, Cristiano Piacsek Borges e Ronaldo Nobrega