capa do livro

Um País em Leilão - Volume II

Das Privatizações à Crise de Energia

Luiz Pinguelli Rosa

O setor elétrico brasileiro vem sendo submetido a um profundo processo de reformas desde o início dos anos 90.

Na raiz das transformações desenhadas para o setor, com a introdução gradativa de pretendidos mecanismos de competição, em especial no segmento da geração, encontramos um amplo processo de privatização que, hoje, já atingiu mais de 20% da geração de energia elétrica e a quase totalidade das empresas de distribuição do país.

Os resultados desse movimento, longe dos anunciados pelo governo federal e por governos estaduais que o defendem, foram o aumento significativo das tarifas, a deterioração das condições de trabalho nas empresas privatizadas, uma regulação e fiscalização dos serviços ineficiente e altamente questionável e, por último, a crise no abastecimento de energia em todo o país que vem submetendo todas as classes de consumidores a graves e cotidianos problemas, com reflexos perniciosos para toda a economia nacional.

Durante mais de dez anos, inúmeros especialistas do setor, sob a coordenação do Prof. Luiz Pinguelli Rosa, da Coppe/UFRJ, alertaram a sociedade e os governos para a impropriedade do novo modelo desenvolvido para o setor. Neste livro são apresentados alguns dos principais trabalhos elaborados por esses técnicos, com destaque para a análise de processos de privatização de concessionárias e para diagnósticos sobre problemas ocorridos em todo o país após o início das reformas setoriais.

Sem dúvida, trata-se de um registro de suma importância para a recuperação histórica da memória técnica de especialistas e entidades que procuram elaborar propostas alternativas a um modelo que, até o momento, apenas resultou em substancial desestruturação do setor elétrico brasileiro.

José Drumond Saraiva
D.E.A. em Economia do Desenvolvimento
Universidade de Ciências Sociais de Grenoble - França

Veja também

capa do livro

Novos Combustíveis

Suzana Kahn Ribeiro e Márcia Valle Real