capa do livro

Tecnologia da Informação e da Comunicação

Articulando processos, métodos e aplicações

Fátima Bayma de Oliveira (org.)

Refletir sobre os elementos que fortificam a sustentabilidade dos empreendimentos conduz, obrigatoriamente, a análise de diferentes abordagens e a identificação dos benefícios correspondentes.

Guardando como preocupação comum à garantia da existência de talentos, a responsabilidade social, o aumento da variedade de opções oferecidas, as novas fontes de capital e outros diversos aspectos, quando definindo a tecnologia que suportará o modelo escolhido, exigirá uma múltipla compreensão da informação e da comunicação.

Saber definir a contribuição das tecnologias da informação e da comunicação neste contexto, significa satisfazer uma variável para o sucesso da iniciativa.

Mais uma vez a Fundação Getúlio Vargas, na pessoa do seu presidente, Carlos Ivan Simonsen Leal, age proativamente, fazendo do II Seminário “A Tecnologia da Informação e da Comunicação – Desafios e Propostas Estratégicas”, um espaço estrategicamente apropriado para que as questões mais relevantes possam ser expostas e discutidas.

Destaca-se a experiência dos profissionais da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), permitindo que durante dois dias o seminário acontecesse como planejado.

Procurou-se preservar o modelo organizacional já consagrado. Também nesse seminário, os encontros orais, após gravação seguida de transcodificação, geraram os textos que integram este livro.

Para permitir uma compreensão imediata da estrutura lógica que suporta a organização da obra, colocamos para leitura seus principais objetivos:

  • Explorar visões distintas da tecnologia, buscando referenciar o entendimento das suas contribuições na sociedade dos nossos dias.
  • Evidenciar situações estratégicas relacionadas com o desenvolvimento de talentos em ambiente povoado por tecnologia.
  • Trazer da experiência de profissionais diversos, um conjunto de depoimentos proporcionadores de sinalizações para uma gestão mais competente.
  • Discutir aspectos jurídicos promovidos pela introdução da tecnologia no ambiente profissional.
  • Marcar um conjunto de iniciativas, no qual por meio do uso intensivo da tecnologia, acaba-se por oferecer soluções para situações desafiadoras.

Este livro está divido em cinco capítulos, nos quais se acham inseridos os artigos de cada orador. Cada capítulo define uma combinação temática entre os artigos que o compõem.

Capítulo 1 – “A Busca de uma Referência”, reúne um elenco de temas que objetiva referenciar o elemento central do livro. Contribuíram neste capítulo: Eraldo Montenegro, Cícero Garcez e Antonio Veja Sandoval.

Capítulo 2 – “A Construção da Competência”, aprecia elementos a serem considerados no alinhamento da educação com a tecnologia, mediante o pronunciamento de profissionais de recursos humanos. Contribuíram neste capítulo: Neyde Vernieri Lopes, André Kischinevsky, Fernando Couto e Renato Rocha.

Capítulo 3 – “Contribuições para a Gestão”, traz nos seus depoimentos, preciosas contribuições para a gestão, por intermédio de percepções variadas do ambiente empresarial. Contribuíram neste capítulo: Flávio Baruzzi, Guilherme Guimarães, Huáscar Duarte, Luiz Guilherme Dias, Reinaldo D’Errico, Alcionei Rocha dos Santos, Jorge Luiz Cordeiro Paulo e Francisco Antonio Caldas de Andrade Pinto.

Capítulo 4 – “Compromissos com a Legalidade”, seleciona nas implicações legais, provocadas pela presença da tecnologia nos espaços empresariais, aspectos relevantes. Contribuíram neste capítulo: Raphael Lobato Collet Janny Teixeira, Ana Amélia Menna Barreto de Castro Ferreira e Ronaldo Lemos, André Corrêa de Mello e Fátima Bayma de Oliveria.

Capítulo 5 – “Aplicações de Sucesso”, retira das muitas aplicações tecnológicas, um elenco fortemente alinhado com os desafios contemporâneos. Contribuíram neste capítulo: Guilherme Etz, Celso Ribeiro Barbosa de Novais, José Ranieri Ribeiro Cavalcante e Luiz Ernesto Krau e Joselma Oliveira Bastos.

A realização do seminário e a edição deste livro contou com a valiosa contribuição de importantes organizações, para as quais enviamos todo o nosso reconhecimento. Agradecemos a Petrobras, Finep, Angrad, FGV-IDE e Divulgar.

Agradecemos ainda a todos que contribuíram de uma forma ou outra para tornar esta obra uma realidade.

Finalmente, cabe-nos a esperança de estar contribuindo para o desenvolvimento de um pensar mais estratégico no uso das tecnologias que emergem.

Fátima Bayma de Oliveira

Veja também

capa do livro

Talento e Oportunidades

Uma Introdução à Gerência Evolutiva

Jorge Raggi