capa do livro

Arranjos Produtivos Locais: uma alternativa para o desenvolvimento - volume 2

Experiências de Políticas

José Eduardo Cassiolato, Helena M. M. Lastres e Fabio Stallivieri (orgs.)

Desde 2002 o Sebrae mantém parceria técnica com a RedeSist que permitiu ampliar a massa crítica que trabalha a temática dos arranjos produtivos locais – APLs, com a incorporação de novas instituições de ensino e pesquisa no processo de interpretação deste movimento e de novos pesquisadores, ampliando assim a massa crítica nacional sobre esta temática.

Resultado concreto desta ação é a série de livros lançados que retratam a experiência em APLs, em especial, pelo olhar de gestão, inovação, acesso a mercado e serviços financeiros. Essa parceria permitiu estudar experiências de APLs na indústria, agronegócio e economia criativa.

O conhecimento in loco dessas experiências de um novo modelo de indução do desenvolvimento, que tem como uma de suas marcas fortes a questão da inclusão das micro e pequenas empresas nas agendas locais de políticas de desenvolvimento da produção, levou a proposta de conhecer em detalhes as experiências estaduais de implementação de políticas de promoção para APLs.

A partir da avaliação das experiências desenvolvidas nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que inclusive trouxe um olhar regional para a análise, foi possível traçar algumas linhas de ação para o desdobramento de instrumentos locais de apoio a APLs dentro da estratégia de um novo padrão de desenvolvimento inclusivo, valorizando as oportunidades e vocações locais, a partir do engajamento e comprometimento complementar das diversas instâncias do poder público, sempre em parceria com o setor privado.

A presente publicação reflete esta experiência diferenciada brasileira que pode em muito contribuir para gestores públicos que têm compromisso com o desenvolvimento sustentável e que buscam reduzir quadros de desigualdade da distribuição espacial da atividade produtiva.

Os autores, fruto da longa experiência na temática, mais uma vez apresentam de forma clara e objetiva caminhos que podem contribuir em muito para o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa no tema, gestores públicos e todos aqueles profissionais que se preocupam com a dinâmica do desenvolvimento produtivo.

Tema cada vez mais atual que com certeza contribuirá para as atuais discussões de busca de novos caminhos e padrões de desenvolvimento.

Boa leitura.

Luiz Carlos Barboza
Diretor técnico do Sebrae

Veja também

capa do livro

Arranjos Produtivos Locais: uma alternativa para o desenvolvimento - volume 1

Criatividade e cultura

José Eduardo Cassiolato, Marcelo Pessoa de Matos e Helena M. M. Lastres (orgs.)

capa do livro

Estratégias para o Desenvolvimento

Um enfoque sobre Arranjos Produtivos Locais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste Brasileiros

Helena M. M. Lastres e José E. Cassiolato (orgs.)

capa do livro

Políticas estaduais para APLs no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil

Renato Ramos Campos, Fabio Stallivieri, Marco Antônio Vargas e Marcelo Matos (org.)

capa do livro

Trajetórias de desenvolvimento local e regional

Uma comparação entre a região Nordeste do Brasil e a Baixa Califórnia, México

Jair do Amaral Filho e Jorge Carrillo (coord.)

capa do livro

Políticas estratégicas de inovação e mudança estrutural - vol. 2

Uma década de evolução dos Arranjos Produtivos Locais

Marcelo G. Pessoa de Matos, Elaine Borin, José E. Cassiolato (Org.)