capa do livro

Arranjos Produtivos Locais: uma alternativa para o desenvolvimento - volume 2

Experiências de Políticas

José Eduardo Cassiolato, Helena M. M. Lastres e Fabio Stallivieri (orgs.)

Desde 2002 o Sebrae mantém parceria técnica com a RedeSist que permitiu ampliar a massa crítica que trabalha a temática dos arranjos produtivos locais – APLs, com a incorporação de novas instituições de ensino e pesquisa no processo de interpretação deste movimento e de novos pesquisadores, ampliando assim a massa crítica nacional sobre esta temática.

Resultado concreto desta ação é a série de livros lançados que retratam a experiência em APLs, em especial, pelo olhar de gestão, inovação, acesso a mercado e serviços financeiros. Essa parceria permitiu estudar experiências de APLs na indústria, agronegócio e economia criativa.

O conhecimento in loco dessas experiências de um novo modelo de indução do desenvolvimento, que tem como uma de suas marcas fortes a questão da inclusão das micro e pequenas empresas nas agendas locais de políticas de desenvolvimento da produção, levou a proposta de conhecer em detalhes as experiências estaduais de implementação de políticas de promoção para APLs.

A partir da avaliação das experiências desenvolvidas nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que inclusive trouxe um olhar regional para a análise, foi possível traçar algumas linhas de ação para o desdobramento de instrumentos locais de apoio a APLs dentro da estratégia de um novo padrão de desenvolvimento inclusivo, valorizando as oportunidades e vocações locais, a partir do engajamento e comprometimento complementar das diversas instâncias do poder público, sempre em parceria com o setor privado.

A presente publicação reflete esta experiência diferenciada brasileira que pode em muito contribuir para gestores públicos que têm compromisso com o desenvolvimento sustentável e que buscam reduzir quadros de desigualdade da distribuição espacial da atividade produtiva.

Os autores, fruto da longa experiência na temática, mais uma vez apresentam de forma clara e objetiva caminhos que podem contribuir em muito para o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa no tema, gestores públicos e todos aqueles profissionais que se preocupam com a dinâmica do desenvolvimento produtivo.

Tema cada vez mais atual que com certeza contribuirá para as atuais discussões de busca de novos caminhos e padrões de desenvolvimento.

Boa leitura.

Luiz Carlos Barboza
Diretor técnico do Sebrae

Veja também

capa do livro

Estudos nos Gerais Mineiro

Interlocuções de pesquisas acadêmicas

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula | Daniel Coelho de Oliveira | Rômulo Soares Barbosa (orgs.)

capa do livro

Tempos, Ideias e Lugares

Escritos em Planejamento Urbano e Regional

Rosélia Piquet

capa do livro

The Vulnerabilities of the Brazilian Health Industrial Complex

Industrial and Technological Health Policies

Lia Hasenclever, Julia Paranhos, Gabriela Chaves e Maria Auxiliadora Oliveira (orgs.)

capa do livro

Essays on Corporate Governance in Brazil

André Luiz Carvalhal da Silva