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Desafios da Educação

Contribuições Estratégicas para o Ensino Superior

Fátima Bayma de Oliveira (org.)

Construir as condições necessárias para que um número crescente de jovens possa receber um ensino superior, devidamente alinhado com aquele praticado nos países mais desenvolvidos, significa garantir aos sistemas acadêmico e produtivo a presença de profissionais bem formados, prontos para enfrentar os desafios do desenvolvimento.

Entretanto, do desejo à realização muitos passos precisam ser cumpridos.

A multiplicidade de situações a serem vividas por tais profissionais acaba por promover uma articulação complexa, comprometida com a fundamentação científica, fortemente atrelada ao acelerado desenvolvimento tecnológico e permeada por decisões de alto risco.

Entendendo que essa preocupação encontra na linha de seminários associados ao ensino superior, desenvolvidos pela Fundação Getúlio Vargas, um ambiente propício para uma reflexão profícua, seu presidente, Carlos Ivan Simonsen Leal, age proativamente garantindo o estabelecimento de mais uma atividade, desta feita com foco na educação superior.

Associando a experiência acadêmica com que pensam os mais ilustres profissionais da área, guarda-se a esperança de que esse seminário venha se juntar a outros já consagrados, transformando-se em evento de calendário para a sociedade brasileira.

Mais uma vez pontifica a experiência dos profissionais da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), permitindo que durante dois dias, acontecesse o Seminário de Educação Superior, Educação a Distância e Educação Corporativa.

Explorando o modelo organizacional já vitorioso, anteriormente, também nesse seminário, dos encontros orais foram gerados, mediante gravação seguida de transcodificação, os textos que integram este livro.

Uma compreensão imediata da lógica-estruturação que suporta a organização da obra pode ser obtida pela leitura dos seus principais objetivos:

  • construir, a partir da vivência de alguns profissionais, um conjunto de pressupostos que permita o traçado da linha de terra que nor­teará as apresentações programadas;
  • coletar, de formas distintas, os múltiplos aspectos comprometidos com o ensino a distância, alinhando-os com a modernidade, identificando ameaças e oportunidades, permitindo desenhar uma nova face para o ensino superior;
  • identificar as tecnologias que garantem suporte ao ensino a distância, exercendo uma crítica construtiva quanto as possíveis aplicações;
  • atualizar os profissionais quanto às práticas mais recentes relacionadas com a educação corporativa, enriquecendo-as com exemplos concretamente em uso no sistema produtivo;
  • refletir sobre modelos que contribuam efetivamente, na obtenção dos melhores resultados para a inclusão digital;
  • apreciar sugestões orientadas para propostas que possam contribuir com o futuro da educação a distância.

Este livro está divido em seis capítulos principais, nos quais se acham inseridos os artigos de cada orador. Cada capítulo define uma combinação temática entre os artigos nele alocados.

Assim, o Capítulo 1, sob o título: “Considerações sobre a Educação Superior no Brasil”, busca garantir ao leitor a construção de uma estrutura de partida, propiciando elementos motivadores para a leitura e compreensão dos demais capítulos. Participam com destaque na elaboração deste capítulo: André Lacombe Penna da Rocha e Ruben Klein.

O Capítulo 2, denominado: “Ensino a Distância – A Nova Face do Ensino Superior”, explora aspectos distintos que transitam das tendências internacionais, passa pela importância das comunidades de aprendizagem internacionais de expressões portuguesas, pela capacitação, discutindo ao final aspectos legais. Garantem brilhantismo aos artigos deste capítulo: Fredric M. Litto, Fátima Bayma, Alfredo da Mata, Leila Lopes de Medeiros, Juliane Corrêa, José Aires de Castro Filho, Mauro Cavalcante Pequeno, Ymiracy Polak, Iara Cordeiro de Melo Franco, Bernardo Kipnis, Marta de Campos Maia, Francisco José da Silveira Lobo Neto, João Roberto Moreira Alves, José Manuel Moran e Pedro Paranaguá.

O Capítulo 3, intitulado: “Tecnologias Suporte de EAD”, através de descrições objetivas, busca registrar o suporte tecnológico do EAD, complementado por apreciações de caráter estratégico. Enriquecem o conteú­do dos artigos deste capítulo: Marcos Resende, Wilson Azevedo e Luiz Antonio Joia.

O Capítulo 4, sob a denominação: “Educação Corporativa”, através de abordagens teóricas e exemplificação de práticas bem sucedidas do sistema produtivo, se propõem a contribuir para o desenvolvimento do tema no ambiente empresarial. Trazem suas preciosas contribuições para os artigos deste capítulo: José Cláudio Cyrineu Terra, Pedro Paulo Carbone, Hugo Pena Brandão, Karla Lopes, Kátia Carlini, Maria de Fátima Soares Salgado, Rosana Coldibelli Meira e Márcia Maria de Matos.

O Capítulo 5, intitulado: “Educação e Inclusão Digital” traz a percepção de profissionais fortemente comprometidos com o desafio. Garantem qualidade aos artigos deste capítulo: Laura Coutinho, Beth Rondelli e Américo T. Bernardes.

Finalmente, o Capítulo 6, com a denominação: “Reflexos Finais”, oferece ao leitor contribuições adicionais, fortificando os elementos que permitirão construir uma compreensão totalizante da proposta central do seminário. Contribuíram para o brilhantismo do fechamento, através dos artigos deste capítulo: Paulo Renato Souza, Lucio Teles e Ricardo Miranda Barcia.
Cabe-nos destacar a ajuda incansável de Marcelo Souza dos Santos para a realização dos serviços de cartas, atendimento telefônico, inscrição, redação e apoio ao evento.

É, também, da maior relevância registrar que esse seminário e sobretudo este livro não poderiam existir sem o patrocínio e apoio das importantes organizações, a saber: Finep e Angrad.

Por fim, agradecemos a todos quantos contribuíram de uma forma ou outra para tornar esta obra uma realidade.

Desejamos a todos uma interessante e profícua leitura.

Fátima Bayma

 

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