Na pós-graduação scricto sensu, o principal objetivo é formar pesquisadores que sejam
capazes de conceber e realizar projetos sobre temas e problemas relevantes. Muitas vezes
constatou-se que, para que esse objetivo seja plenamente alcançado, os alunos precisam de
aperfeiçoamentos em redação de textos científicos e em metodologia de elaboração de
projetos. A disciplina “Projeto de pesquisa e comunicação científica”, ministrada pela Profa.
Vera Cristina Feitosa, no Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da
COPPE/UFRJ, tem possibilitado uma significativa melhoria da qualidade dos projetos de
teses ou dissertações dos alunos, em particular no que diz respeito à clareza dos objetivos e à
estrutura argumentativa. Em matéria de escrita, a experiência mostrou que as principais
dificuldades encontradas pelos alunos não são próprias ao domínio da língua portuguesa, mas
remetem, sobretudo, a questões de argumentação. É preciso então exercitar a teoria e a prática
da argumentação para uma melhor coordenação dos objetivos do projeto com os conceitos,
pressupostos, hipóteses, meios de observação (ou de projetação) e possíveis recursos de
comprovação ou de viabilização das soluções imaginadas.
Parabéns para a Profa. Vera Cristina Feitosa e os alunos da turma de 2009 pela
presente publicação! A iniciativa mostra os resultados animadores que foram obtidos com
base nos trabalhos da referida disciplina, pontapé inicial para bons projetos acadêmicos.
Prof. Michel Thiollent
Programa de Engenharia de Produção
COPPE/UFRJ