capa do livro

Filosofia moral v. 1

Ética

Leonidas Hegenberg

Nos teatros da vida, surpreendentes, incríveis, assustadores, maravilhosos – feéricos, até – são os espetáculos em que atores, de diferentes origens, variadas formações e diversificados talentos, debatem questões de moral e ética.

Para acompanhar o debate, aqui está uma Filosofia moral – em dois volumes. O primeiro dedica-se à Ética. O segundo, à Metaética.

Ética é um breviário que contém algumas das questões frequentemente postas em tela pelos atores. Examinando-o, o leitor interessado tomará conhecimento de certas noções importantes para a compreensão dos temas debatidos, o que lhe permitirá participar, em seguida, com proveito, de alguns daqueles espetáculos.

Não é nossa intenção entregar ao leitor um manual simplificado, nem um longo tratado de ética. In medio virtus, deliberamos oferecer-lhe ensaio destinado a abrir perspectivas, preparando terreno para estudos posteriores.

Temas da ética aqui destacados têm sido debatidos há séculos e em centenas de obras. Novidades, se as há, serão poucas. Diversas das usuais serão, talvez, apenas as maneiras de selecionar e ordenar as noções. Novo, também, em certa medida, é o modo de apresentá-las – em drágeas, para fácil consumo.

Esperamos, também, que nossas intenções – asseguradamente boas – nos absolvam de eventuais equívocos que os especialistas possam encontrar.

Leônidas
Março 2010

Veja também

capa do livro

Filosofia moral v. 2

Metaética

Leonidas Hegenberg

capa do livro

Argumentar

Leonidas Hegenberg e Flavio E. Novaes Hegenberg

capa do livro

Mais palavras v. 2

Fragmentos de velhas anotações (1949-1958)

Leonidas Hegenberg

capa do livro

Mais palavras v. 3

Fragmentos de velhas anotações (1959-1970)

Leonidas Hegenberg

capa do livro

Acesso a Medicamentos

Direito ou Utopia?

Jorge Bermudez

capa do livro

Mais palavras v. 1

Fragmentos de velhas anotações (1945-1948)

Leonidas Hegenberg