capa do livro

Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica

Anita Handfas e Julia Polessa Maçaira (Org.)

Dilemas e Perspectivas da Sociologia na Educação Básica expressa a sólida formação e a reflexão contemporânea entre teoria e prática do cientista social mediante a exposição de diferentes alternativas teórico-metodológicas no ensino da Sociologia na escola básica. As discussões aqui apresentadas buscam articular a formação do cientista social, o currículo e o livro didático de Sociologia no Ensino Médio brasileiro, a partir de experiências variadas de professores que atuam diretamente no “chão da escola”.  A presente obra expõe os diferentes dilemas teórico-metodológicos na prática do ensino de Sociologia, mostrando, de forma articulada, as variadas maneiras de trabalhar a formação dos jovens na reflexão analítica sobre a sociedade em que vivem e a formação do professor de Sociologia, diante da complexidade do ambiente escolar e da vida social. Neste sentido, o livro representa um esforço coletivo, bem-sucedido, indicando a multiplicidade de olhares e práticas sobre o ensino de Sociologia no e para além do Ensino Médio, podendo servir certamente de norteamento para os cursos de licenciatura em Ciências Sociais e Sociologia.

Veja também

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga