Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica
Anita Handfas e Julia Polessa Maçaira (Org.)
Dilemas e Perspectivas da Sociologia na Educação Básica
expressa a sólida formação e a reflexão
contemporânea entre teoria e prática do cientista social
mediante a exposição de diferentes alternativas
teórico-metodológicas no ensino da Sociologia na escola
básica. As discussões aqui apresentadas buscam articular
a formação do cientista social, o currículo e o
livro didático de Sociologia no Ensino Médio brasileiro,
a partir de experiências variadas de professores que atuam
diretamente no “chão da escola”. A presente
obra expõe os diferentes dilemas
teórico-metodológicos na prática do ensino de
Sociologia, mostrando, de forma articulada, as variadas maneiras de
trabalhar a formação dos jovens na reflexão
analítica sobre a sociedade em que vivem e a
formação do professor de Sociologia, diante da
complexidade do ambiente escolar e da vida social. Neste sentido, o
livro representa um esforço coletivo, bem-sucedido, indicando a
multiplicidade de olhares e práticas sobre o ensino de
Sociologia no e para além do Ensino Médio, podendo servir
certamente de norteamento para os cursos de licenciatura em
Ciências Sociais e Sociologia.