capa do livro

O trânsito brasileiro e seu novo código - 2a edição

Análise e sugestões

Celso Franco

Dentre os apaixonados pelo que denominamos Trânsito, o Comandante Celso Franco deve ser considerado um dos maiores especialistas. Tendo sido o primeiro presidente do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro, construiu ao longo do tempo a sólida noção sobre as ações para este complexo sistema que se transforma dia a dia. Possui o senso crítico de quem experimentou, com entendimento e  sensibilidade para apoiar as novidades que vêm sendo implementadas e destacando a nova visão que os mais jovens têm dado.

Pode até parecer que, já havendo passado mais de sete anos da edição do atual Código de Trânsito Brasileiro, ele não seja assim tão calouro, mas em se tratando de mudança de cultura, com certeza estamos ainda dando os primeiros passos. Portanto, esta obra O Trânsito Brasileiro e Seu Novo Código, que se apresenta de forma simples, objetiva e com questões práticas, vai auxiliar não só o nosso entendimento do dia a dia, bem como promover cada vez mais a transformação do comportamento, esse sim almejado por toda sociedade.

Costumamos afirmar que o trânsito nada mais é que um reflexo da nossa sociedade. Portanto, se desejarmos uma sociedade mais responsável, solidária e justa, não tenho dúvida de que o trânsito é um excelente espaço para exercitarmos diariamente esta mudança de comportamento, basta que sejamos mais responsáveis, solidários e atuemos dentro dos limites legais.

Não importa termos o melhor código de trânsito se não tivermos a nossa melhor disposição em cumpri-lo e, neste ítem, estamos todos: instituições públicas, privadas e população em geral, cada um fazendo a sua parte.

Parabéns a Celso Franco por oferecer esta obra ao público, mostrando sua tenacidade e vontade para com a cidadania e a vida. Façamos cada qual a nossa parte. Esta obra, com certeza, vai auxiliar-nos.

Hugo Leal
Presidente do Detran-RJ

Veja também

capa do livro

Vibrações Mecânicas

Arthur Palmeira Ripper Neto

capa do livro

Monitoramento da Qualidade do Ar

Teoria e Prática

Carlos Alberto Frondizi

capa do livro

Microscopia dos Materiais

Uma Introdução

Walter Mannheimer

capa do livro

40 vozes do Rio

Avaliações e propostas culturais para uma cidade única

Carlos Alberto Messeder e Carla Branco (org.)