capa do livro

A educação superior de indígenas no Brasil

Balanços e perspectivas

Antonio Carlos de Souza Lima (organizador)

A presente coletânea reúne textos que abordam, de diferentes ângulos, aspectos e resultados da demanda por educação superior por parte dos povos indígenas no Brasil, questão à qual diversos pesquisadores e ativistas dedicaram sua atenção, particularmente nos últimos 15 anos. Dentre estes, encontram-se os pesquisadores que compuseram diferentes equipes enfeixadas em torno de projetos sediados no Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento do Departamento de Antropologia – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, financiados principalmente pela Fundação Ford, mas também pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Alguns deles estão aqui reunidos, em textos de sua autoria, apresentando análises de diferentes aspectos das demandas e resultados (parcialmente) obtidos pelos povos indígenas na luta por educação superior, bem como as ações – e inações – da administração pública e das instituições de ensino superior nesse campo, sem a pretensão de abarcar a ampla gama de questões envolvidas e presentes nessa última década e meia.

Veja também

capa do livro

Ara reko: Memória e Temporalidade Guarani

Aldeias Itaxi, Araponga, Sapukai, Rio Pequeno

Armando Martins Barros e Renata Pinheiro Castro

capa do livro

Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação

Reflexões docentes para uma reeducação das relações étnico-raciais

Alexandre do Nascimento, Amauri M. Pereira, Luiz Fernandes de Oliveira, Selma M. da Silva (orgs.)

capa do livro

Caminos hacia la educación superior

Los Programas Pathways de la Fundación Ford para pueblos indígenas en México, Perú, Brasil y Chile

Antônio Carlos de Souza Lima e Mariana Paladino (org.)

capa do livro

O povo parente dos Buracos

Sistema de prosa e mexida de cozinha

Ana Carneiro

capa do livro

Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil

Povos indígenas e os novos contornos do Programa de Educação Tutorial/Conexão de Saberes

Ana Elisa de Castro Freitas (organizadora)