capa do livro

40 vozes do Rio

Avaliações e propostas culturais para uma cidade única

Carla Branco e Carlos Alberto Messeder (org.)

Quando...

nos reunimos a primeira vez, em janeiro, para começarmos a pensar no formato deste livro, acreditávamos que cruzar segmentos culturais, sobretudo regiões geográficas, poderia resultar num trabalho interessante.

Havíamos partido inicialmente de três categorias mais amplas: linguagens, temas transversais e territórios, estes compreendendo as áreas de planejamento da Prefeitura (APs).

Durante o processo, constatamos que separar esses assuntos em blocos não funcionaria tão bem e fomos remodelando o formato original, principalmente durante o decorrer das conversas com os autores que convidamos.

Suspeitávamos estar fazendo algo especial e inédito e queríamos que o livro fosse útil e atrativo não só para os fazedores de políticas públicas e gestores culturais, mas também para o carioca de forma geral.

O que não sabíamos é que teríamos no final de tudo algo tão bonito, crítico da melhor forma possível, com textos com vozes às vezes tão diferentes, mas, ao mesmo tempo, tão convergentes e surpreendentemente complementares.

Nada disso teria sido possível sem o empenho da então subsecretária de Cultura do Rio de Janeiro, Danielle Nigromonte, e sua incansável equipe, que nos passaram contatos de alguns dos autores e dados essenciais para a construção de seus textos.

Gostaríamos também de agradecer aos convidados que nos indicaram outros nomes, principalmente aos que, por alguma razão, não puderam participar, mas se preocuparam em nos oferecer alternativas com excelentes sugestões.

Após a troca de inacreditáveis quase três mil e-mails e não contabilizados telefonemas, mensagens de texto e voz diversas, almoços, jantares, lanches e cafés em reuniões, aqui temos o 40 vozes...

Aprendemos muito com a experiência. Esperamos que também apreciem a leitura!

Ah, e Rio, estamos felizes por participar de sua festa de 450 anos! Parabéns, cidade maravilhosa e única!

Carlos Alberto Messeder e Carla Branco

Veja também

capa do livro

Nostalgias e mídia

No caleidoscópio do tempo

Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)

capa do livro

Repensando o lazer a partir da cultura digital

Rafael Fortes e Juliana de Alencar Viana (orgs.)

capa do livro

E o samba, sambou?

Retrospectiva do carnaval da última década

Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (orgs.)

capa do livro

A Comunicação Multissensorial

Compreendendo modos de sentir

Ana Erthal

capa do livro

TeleVisões

Reflexões para além da TV

Ariane Holzbach e Mayka Castellano (org.)