capa do livro

Efeito e Recepção

A interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media

Itania Maria Mota Gomes


A Comunicação como disciplina cresceu com muita consistência nos últimos anos no Brasil ao tempo em que se firmou a compreensão da importância do fenômeno que lhe é objeto. Apesar disso, ainda não conseguiu realizar adequadamente uma tarefa essencial: produzir a bibliografia fundamental de formação, os manuais de referência que deixam as marcas mais profundas e mais sedimentadas na nossa formação. Com este livro, Itania Gomes aceitou e levou a termo o desafio de produzir uma obra que fosse ao mesmo tempo uma revisão consistente de literatura e uma formulação fecunda de questões que farão avançar o estado do conhecimento. Escolheu como tema dois dos conceitos-chave da reflexão contemporânea sobre os fenômenos da comunicação: efeitos e recepção. Por meio deles, nos encontramos com as duas mais importantes tradições da especialidade que nós conhecemos por teoria da comunicação: o estudo dos media effects e os estudos culturais. À felicidade da escolha dos temas soma-se a da escolha do método de investigação e exposição: uma reconstituição densa, esclarecedora e instigante do percurso intelectual de cada um dos problemas relacionados à recepção e aos efeitos da comunicação de massa.

Wilson Gomes

Veja também

capa do livro

Comunicação e Cultura Visual

Potiguara Mendes da Silveira Jr. e Iluska Coutinho (orgs.)

capa do livro

Para além do sensacionalismo

Uma analise do telejornal Brasil Urgente

Lígia Lana

capa do livro

TeleVisões

Reflexões para além da TV

Ariane Holzbach e Mayka Castellano (org.)