Efeito e Recepção
A interpretação do processo receptivo em duas tradições de investigação sobre os media
A Comunicação
como disciplina cresceu com muita consistência nos últimos anos
no Brasil ao tempo em que se firmou a compreensão da importância
do fenômeno que lhe é objeto. Apesar disso, ainda não conseguiu
realizar adequadamente uma tarefa essencial: produzir a bibliografia fundamental
de formação, os manuais de referência que deixam as marcas
mais profundas e mais sedimentadas na nossa formação. Com este
livro, Itania Gomes aceitou e levou a termo o desafio de produzir uma obra que
fosse ao mesmo tempo uma revisão consistente de literatura e uma formulação
fecunda de questões que farão avançar o estado do conhecimento.
Escolheu como tema dois dos conceitos-chave da reflexão contemporânea
sobre os fenômenos da comunicação: efeitos e recepção.
Por meio deles, nos encontramos com as duas mais importantes tradições
da especialidade que nós conhecemos por teoria da comunicação:
o estudo dos media effects e os estudos culturais. À felicidade da escolha
dos temas soma-se a da escolha do método de investigação
e exposição: uma reconstituição densa, esclarecedora
e instigante do percurso intelectual de cada um dos problemas relacionados à
recepção e aos efeitos da comunicação de massa.
Wilson Gomes