capa do livro

América Latina e o Neoliberalismo

Argentina, Chile e México

Charles Pennaforte


Abertura de mercado, internalização da economia, globalização, capitalismo excludente, neoliberalismo são palavras freqüentes nos noticiários do mundo inteiro. Principalmente nos países latino-americanos onde as aplicações destes conceitos alteraram profundamente suas estruturas socio-políticas e econômicas.

Charles Pennaforte valeu-se de sua experiência como professor, geógrafo, consultor educacional e, acima de tudo, de cidadão latino-americano consciente e crítico para traçar uma radiografia histórica dos processos de implantação e as conseqüências do neoliberalismo em nosso continente. A crise por que passa atualmente a Argentina, a derrocada da economia mexicana, as ditaduras militares que vigoraram tanto nestes países - como também no Chile e no Brasil - são frutos de décadas de subserviência das elites latinas ao modelo "modernizador" neoliberal norte-americano.

Hoje, o mundo acompanha estarrecido à iminência de uma guerra entre os Estados Unidos e o terrorismo dos fundamentalistas islâmicos. No entanto, a situação miserável e caótica em que se encontram os países subdesenvolvidos como Argentina, Chile, México indica a latência de uma outra guerra, um pouco mais ao sul da ilha de Manhattan. Guerra cujo estopim serão a crise econômica e as convulsões sociais dos milhões de latino-americanos alijados, há décadas, de qualquer possibilidade de exercerem plenamente sua cidadania. América Latina e o Neoliberalismo - Argentina, Chile e México faz-se leitura obrigatória a todos que buscam informação com objetividade histórica e análise crítica dos fatos que estão marcando a trajetória política, social e econômica de nossos hermanos.

Veja também

capa do livro

Fragmentação e Resistência

O Brasil e o mundo no século XXI

Charles Pennaforte

capa do livro

Divergências Atuais no Oriente Médio

Israelenses, palestinos e suas razões

Maurício Silva Santos

capa do livro

De onde veio o terror?

11 de setembro de 2001, o dia em que o mundo parou

Marília Oliveira e Maurício Silva Santos

capa do livro

Divergências Atuais no Oriente Médio - eletronico

Israelenses, palestinos e suas razões

Maurício Silva Santos