capa do livro

Balanços Globais de Massa na Engenharia Química

Uma abordagem atualizada e criativa

Marcos F. P. Moreira

Os balanços são ferramentas fundamentais ao engenheiro químico para a compreensão dos sistemas nos quais costuma atuar.

Entre os balanços mais importantes para o engenheiro químico estão os de massa e de energia. Este texto abordará os balanços globais de massa desde a sua concepção até sua aplicação, percorrendo as diversas áreas da Engenharia Química nas quais eles são utilizados.

Em vista do tempo de mudanças curriculares que estamos vivenciando, este livro é uma tentativa de apresentar os balanços globais de massa de uma forma multidisciplinar, dinâmica e contemporânea. O texto tenta percorrer diversas áreas do currículo tradicional de Engenharia Química (controle de processos, simulação de processos, cálculo de reatores, operações unitárias, etc.) sem a apresentação de rótulos, e tenta tornar essa jornada o mais leve, lógica e prazerosa possível.

Este livro pode fazer parte da ementa de um curso de Engenharia Química reformulado e ser utilizado já no primeiro ano do curso. Para tanto, é necessário que haja uma articulação eficiente na transferência dos conhecimentos de cálculo e de programação, os quais são utilizados neste texto.

Aos cursos que desejarem empregar este texto na forma tradicional, sugerimos omitir os capítulos 6, 8 e 9. É aconselhável que o capítulo 7 seja mantido, pois, apesar de tratar de algumas operações unitárias, o foco principal está na apresentação da Regra da Alavanca.

O livro traz 30 exercícios consistentes, resolvidos passo a passo, em níveis inicial, médio e elaborado, e uma lista de 33 exercícios propostos no capítulo 10.

Alguns dos exercícios ao longo do texto são resolvidos com o auxílio do software livre Scilab, o que facilita, e muito, a resolução dos problemas, além de, principalmente, concretizar a iniciação dos futuros engenheiros em programação de engenharia. Todos os códigos são apresentados na íntegra.

No capítulo 10 são propostos alguns exercícios para desenvolvimento em \textit{Scilab}, o qual pode ser obtido gratuitamente no site http://www.scilab.org.

Para noções mais aprofundadas sobre a utlização do Scilab sugere-se consulta à obra Scilab aplicado à Engenharia Química (Moreira, 2019).

Veja também

capa do livro

Scilab aplicado à Engenharia Química

Para Graduação e Pós-Graduação

Marcos F. P. Moreira

capa do livro

Fronteiras da Engenharia Química 1

Príamo Albuquerque Melo Jr. (editor)

capa do livro

Mecânica dos Fluidos

Alberto Luiz Coimbra

capa do livro

Laboratórios didáticos do Departamento de Engenharia Química

Da teoria à prática

Marisa F. Mendes (coord.), André de Almeida, Claudia M. Scheid et al.

capa do livro

Métodos Numéricos em Problemas de Engenharia Química

Paulo Laranjeira e José Carlos Pinto