capa do livro

Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)

O avanço tecnológico se mostra cada vez mais acelerado, e uma nova geração de estudantes conectada e com acesso a informações de forma ampla e veloz desafia as instituições de ensino superior e os professores em seu cotidiano. É fundamental desenvolver novas perspectivas pedagógicas orientadas para uma educação significativa e um processo de ensino/aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências. Aulas expositivas tradicionais estão dando lugar à utilização das metodologias ativas, que colocam o estudante como protagonista da aprendizagem e desenvolvem novas habilidades cognitivas e comportamentais. 

 

Este livro, organizado e escrito por professores com larga experiência acadêmica, principalmente na atividade de sala de aula, tem por objetivo apresentar um conjunto de metodologias ativas para a implementação de uma aula inovadora. Além do arcabouço teórico apresentado em cada capítulo, o livro foi planejado para oferecer ferramental prático, expondo não apenas os aspectos conceituais inerentes às metodologias, mas como implementar cada uma, contando com discussões e exemplos práticos. 

Trata-se de uma obra recomendada para professores de graduação e pós-graduação, de fácil leitura e compreensão, que contribui com conhecimentos que facilitam a organização de aulas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, uma tendência cada vez mais constatada na educação atual.

Veja também

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)

capa do livro

Educação antirracista

Propostas para o Ensino de História

Larissa Viana, Clara Thais Pereira de Andrade, Luana Ribeiro Penetra e Otávio Campelo (orgs.)

capa do livro

Aprendendo a inovar em projetos STEAM

Um guia para estudantes

Marco Braga

capa do livro

Educação, etnicidades e alteridades

Lutas por reconhecimento

José Valdir Santana, Maria de Fátima Ferreira, Benedito Eugenio e Jussara Moreira (orgs.)

capa do livro

Vivências e Docência

Impactos na formação individual e na prática docente

Maria Auxiliadora Negreiros de Figueiredo Nery