Metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior
Vitor Pires dos Santos e Daniel Kamlot (orgs.)
O avanço tecnológico se mostra cada vez mais acelerado, e uma nova geração de estudantes conectada e com acesso a informações de forma ampla e veloz desafia as instituições de ensino superior e os professores em seu cotidiano. É fundamental desenvolver novas perspectivas pedagógicas orientadas para uma educação significativa e um processo de ensino/aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências. Aulas expositivas tradicionais estão dando lugar à utilização das metodologias ativas, que colocam o estudante como protagonista da aprendizagem e desenvolvem novas habilidades cognitivas e comportamentais.
Este livro, organizado e escrito por professores com larga experiência acadêmica, principalmente na atividade de sala de aula, tem por objetivo apresentar um conjunto de metodologias ativas para a implementação de uma aula inovadora. Além do arcabouço teórico apresentado em cada capítulo, o livro foi planejado para oferecer ferramental prático, expondo não apenas os aspectos conceituais inerentes às metodologias, mas como implementar cada uma, contando com discussões e exemplos práticos.
Trata-se de uma obra recomendada para professores de graduação e pós-graduação, de fácil leitura e compreensão, que contribui com conhecimentos que facilitam a organização de aulas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, uma tendência cada vez mais constatada na educação atual.