Escritos pedagógicos
A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos
Escritos Pedagógicos: A Teoria Histo´rico-Cultural, a Pedagogia Histo´rico-Cri´tica e a Educac¸a~o para Todos é a expressão das inquietações e da concepção da autora sobre a realidade caótica e difusa, plena em contradições, própria da educação no Brasil, que, sob sua análise crítica, comprometida com a educação para todos, apresenta seu posicionamento analítico e contribui com proposições de caminhos necessários para que políticas públicas de Estado promovam transformações na educação brasileira.
[...]
Considero Escritos Pedagógicos: A Teoria Histo´rico-Cultural, a Pedagogia Histo´rico-Cri´tica e a Educac¸a~o para Todos como uma obra necessária na formação de profissionais da educação e da psicologia, assim como em áreas que, de forma interdisciplinar, transitem entre os processos educativos e o desenvolvimento humano.
Convido o leitor deste livro a se debruçar sobre o campo teórico-metodológico que fundamentou o pensamento da autora, assim como a se deliciar com a leitura agradável que nos afeta emocional e cognitivamente ao tratar de temas tão relevantes na contemporaneidade – a exclusão/inclusão de sujeitos devido às políticas públicas falaciosas que pouco contribuem para que de fato a Educação seja Para Todos.
A resistência de Anna Padilha, expressa em sua obra, motiva-me, afeta-me, seduz-me ao conhecimento… espero que o mesmo aconteça com você, leitor(a)!
Desejo uma ótima leitura…
Maria Eliza Mattosinho Bernardes