capa do livro

Tempos, Ideias e Lugares

Escritos em Planejamento Urbano e Regional

Rosélia Piquet

Os textos contidos nesta coletânea resultam de pesquisas realizadas em tempos e lugares diversos. Abrangem cerca de 50 anos de atividades durante os quais o território brasileiro foi percorrido do Pará ao Paraná. Seus conteúdos correspondem à evolução de conhecimento não apenas meu, mas também do campo teórico ao qual me vinculei: Planejamento Urbano e Regional.

O fio condutor na edificação das ideias situa-se em dois polos principais de reflexão, a industrialização e a ocupação do território brasileiro. A industrialização comparece como grande motor dos processos econômicos, sociais e políticos que explicam a evolução do País em cerca de 70 anos; a urbanização e as novas fronteiras econômicas regionais que foram abertas, como o fenômeno territorial mais expressivo do movimento da sociedade brasileira.

Com a reunião desse conjunto de trabalhos, pretendeu-se contribuir para o entendimento sobre o que de específico existiria nas cidades e regiões estudadas e ao mesmo tempo para o conhecimento dos processos sociais mais amplos que os determinaram. Daí a preocupação com a questão da desigualdade social, traço marcante que o desenvolvimento brasileiro apresenta e, em seu bojo, a questão crucial do emprego.

Dividir com colegas e também com orientandos em fase de elaboração de suas teses trouxe a oportunidade de examinar com acuidade o direcionamento das trilhas percorridas, os atalhos necessários, assim como os impasses inerentes ao trabalho intelectual.

Ao longo dessa trajetória, bolsistas de iniciação científica participaram com entusiasmo das pesquisas, muitos dos quais se tornaram destacados profissionais. Foi importante o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que não só concedeu bolsas a esses estudantes como financiou o desenvolvimento das pesquisas de campo. Em nossas pesquisas nunca relatamos a reciprocidade oferecida pelos que buscam ajudar, a hospitalidade, o medo de falar de alguns. Sem esta modesta participação as pesquisas de campo seriam seriamente prejudicadas. A todos meus sinceros agradecimentos.

Para encerrar, registro o papel que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IPPUR/UFRJ e o CNPq desempenharam em minha vida acadêmica. No IPPUR tive a oportunidade de participar de seu processo de construção acadêmica no início dos anos 1980, de assumir funções de coordenação e direção e de realizar concurso público no qual fiz jus à vaga de Professor Titular, cargo que exerci até o ano 2000. No CNPq durante cerca de 30 anos contei com o apoio institucional para o desenvolvimento de pesquisas de campo, que me permitiram contato direto com a realidade brasileira. Nessa Instituição atingi a categoria de Pesquisadora 1 A.

Veja também

capa do livro

Estudos nos Gerais Mineiro

Interlocuções de pesquisas acadêmicas

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula | Daniel Coelho de Oliveira | Rômulo Soares Barbosa (orgs.)

capa do livro

The Vulnerabilities of the Brazilian Health Industrial Complex

Industrial and Technological Health Policies

Lia Hasenclever, Julia Paranhos, Gabriela Chaves e Maria Auxiliadora Oliveira (orgs.)

capa do livro

Essays on Corporate Governance in Brazil

André Luiz Carvalhal da Silva

capa do livro

Região Norte Fluminense

O desenvolvimento em questão

Lia Hasenclever e Yves-A. Fauré (orgs.)