capa do livro

Introdução à Análise de Eventos Extremos

Beatriz Vaz de Melo Mendes

O mundo está sempre sujeito a acontecimentos extremos e catástrofes como terremotos, inundações e atentados. Eventos inesperados podem levar empresas e até seguradoras a um grande prejuízo. Planejar e calcular riscos, quantificar as probabilidades de ocorrência de eventos raros ou mesmo nunca antes observados podem, a princípio, não ser tarefas fáceis. A expressão popular pode parecer lugar comum, mas não deixa de ter extrema sabedoria: é sempre melhor prevenir...

Com o intuito de auxiliar na análise desse tipo de situação, a presente edição, surgida a partir de notas de aula de cursos ministrados para a pós-graduação do Instituto de Matemática e da COPPEAD da UFRJ, será extremamente útil. Reúne os principais resultados da teoria dos valores extremos (TVE) para modelagens univariadas e multivariadas e conceitos atuais como o de cópulas, mostrando, sempre através de exemplos e estudos de caso, os aspectos matemáticos, estatísticos e computacionais de tal teoria. A TVE é reconhecida como uma área fascinante para a investigação científica.

Estudantes, pesquisadores e profissionais de áreas como fi-nanças, atuária, meio ambiente, energia, meteorologia e inte-ressados no assunto, irão se beneficiar dessa leitura bastante concisa que pode ter sua força justamente na sua utilidade prática.

Veja também

capa do livro

IDP: Índice de Desenvolvimento Previdenciário

Uma nova ferramenta para a gestão previdenciária no Brasil

Benedito Claudio Passos

capa do livro

Análise crítica das organizações

Estudos e reflexões

Heloisa Coutinho e Maurício Dwek (orgs.)