capa do livro

Tradição e Vanguarda

Memórias do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Coppe

Terezinha Costa

Uma explicação

Este livro busca recuperar a memória do PEQ a partir das lembranças de seus docentes. Sua matéria-prima são os depoimentos dos professores – os atuais e alguns que já deixaram o Programa – recolhidos ao longo do ano de 2003. Documentos foram consultados quando necessário para preencher lacunas nas narrativas, dirimir dúvidas, esclarecer versões divergentes. Também foram utilizados depoimentos de professores de outros programas da Coppe, recolhidos entre 1995 e 1996 e que integram o acervo do Projeto Memória da Coppe.

Na organização do texto, a opção foi reduzir ao mínimo as notas de rodapé e as referências. Perde-se em precisão na identificação das fontes das informações, mas ganha-se em fluência de leitura. Para compensar, ao fim de cada capítulo há uma relação detalhada das fontes consultadas.

A voz dos técnicos, funcionários administrativos e pesquisadores associados não está aqui. Fugia ao escopo do livro. Fica, portanto, ainda por registrar a memória do Programa a partir das lembranças dos homens e mulheres que, ao longo das últimas quatro décadas, ajudaram os professores a construir um capítulo importante da história do ensino, da ciência e da tecnologia no Brasil.

Vale dizer também que este livro foi produzido a pedido dos próprios docentes do PEQ. Quiseram narrar a aventura que foi criar e manter vivo esse espaço de ensino e de pesquisa, para marcar o 40° aniversário do Programa, celebrado em 2003.

A autora

Veja também

capa do livro

Scilab aplicado à Engenharia Química

Para Graduação e Pós-Graduação

Marcos F. P. Moreira

capa do livro

Vibrações Mecânicas

Arthur Palmeira Ripper Neto

capa do livro

Monitoramento da Qualidade do Ar

Teoria e Prática

Carlos Alberto Frondizi

capa do livro

Microscopia dos Materiais

Uma Introdução

Walter Mannheimer