capa do livro

Cibercidade 2: Ciberurbe

A cidade na sociedade da informação

André Lemos (org.)


O livro que ora apresentamos é fruto do III Colóquio Internacional Redes e Cibercidades, desenvolvido através do convênio de cooperação técnica entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e os Departamentos de Comunicação e Arte e Telecomunicações da Universidade de Aveiro, Portugal. O acordo de cooperação contou com apoio da Capes/MEC durante os anos de 2000 – 2004. III Colóquio Internacional foi realizado em abril de 2004 na Faculdade de Comunicação da UFBA. O encontro foi organizado pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura, Ciberpesquisa <http://www.facom.ufba. br/ciberpesquisa>.
Esse livro é parte das atividades ainda em andamento do Grupo de Pesquisa em Cibercidades (GPC/CNPq), do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura (Ciberpesquisa). O objetivo do GPC/Ciberpesquisa é compreender as mudanças comunicacionais e socio-políticas do espaço urbano com a emergência das novas tecnologias de comunicação e informação na atual cibercultura. Pioneiro no Brasil sobre essa temática, o GPC espera contribuir com esse livro para um aprofundamento desse debate.
O livro está dividido em quatro partes, com texto em portugês, francês e espanhol. Na primeira parte tratamos das questões relativas a conceitos e questões teóricas mais gerais sobre as cidades na cibercultura (parte 1, Cidade Digital). Na segunda parte observa-se os desdobramentos das questões governamentais e políticas das novas tecnologias nas cidades (parte 2, Governo e Democracia Digital). A terceira parte reúne estudos sobre práticas de mobilizações sociais interfaceando o espaço urbano e o telemático (parte 3. Mobilizações Digitais) e, por fim, a última parte tenta compreender as transformações do espaço físico frente às novas tecnologias da cibercultura (parte 4, Espaço Digital).
Esperamos, assim, complementar a primeira obra apresentada por essa editora, “Cibercidades. A cidade na cibercultura” (E-papers, 2004), e contribuir para consolidar no Brasil os debates multidisciplinares sobre comunicação, cibercultura, espaço, cidade e urbanidade.

 

André Lemos,
Organizador.
Salvador, dezembro de 2004
.

Veja também

capa do livro

Cibercidade

As cidades na cibercultura

André Lemos (org.)

capa do livro

Prazeres Digitais

Computadores, Entretenimento e Sociabilidade

Simone Pereira de Sá e Ana Lucia Enne

capa do livro

Admirável Chip Novo

A música na Era da Internet

Rose Marie Santini

capa do livro

MP3

Música, Comunicação e Cultura

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima e Rose Marie Santini de Oliveira

capa do livro

O Samba em Rede

Comunidades virtuais, dinâmicas identitárias e carnaval carioca

Simone Pereira de Sá

capa do livro

Esfera Pública, Redes e Jornalismo

Ângela Marques, Caio Túlio Costa, Cláudio Novaes Pinto Coelho et al.