capa do livro

Caderno de Estudos sobre Organizações

Alexandre Mathias

Esse trabalho visa apoiar os estudos sobre as organizações e seus processos de mudança. É, em sua essência, um guia que estrutura um conjunto de textos, periódicos e livros com os quais tenho me deparado e que vem me ajudando a entender cada vez mais o que é gerenciar um negócio de forma ativa e participativa.

Trato aqui de temas que estão fundamentalmente ligados a como estruturar empreendimentos que respondam às expectativas dos grupos com os quais interagem – seus clientes, acionistas, funcionários, fornecedores, etc.

Vale ressaltar que a troca de experiências com meus alunos e colegas nos cursos de Pós-Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing tem sido uma das fontes mais ricas de provocação e busca de mais conhecimento sobre o tema.

Outra fonte inesgotável de conhecimento e troca de experiências tem sido os projetos de consultoria que tive e tenho a oportunidade de participar em meus 12 anos de atuação como consultor. Tive o cuidado de selecionar conceitos e práticas que posso garantir, que se bem aplicadas, funcionam em empresas de pequeno, médio e grande porte independente de seu ramo de atividade.

Espero estar contribuindo para o aprimoramento dos estudos sobre um tema que me fascina e empolga.

Alexandre Mathias
Rio de Janeiro, dezembro de 1999

Veja também

capa do livro

Mídia de Chocolate

Estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante e Alessandra Carlos Alcântara

capa do livro

Cacique de Ramos

Uma História que deu Samba

Carlos Alberto Messeder Pereira

capa do livro

A Tecnologia e seus Possíveis

É Possivel pensá-los?

Fernando Fragozo

capa do livro

Noam Chomsky na UFRJ

Luiz Pinguelli Rosa e Miriam Lemle

capa do livro

A Prática da Gestão do Conhecimento em Empresas Públicas - vol. I

O caso da RIOLUZ e o caso da EMAE

Fernando Pereira, Siclinda Omelczuk, José Antonio Cintra e Luiz Eduardo de Abreu