Caderno de Estudos sobre Organizações
Esse trabalho visa apoiar os estudos sobre as organizações e seus processos de mudança. É, em sua essência, um guia que estrutura um conjunto de textos, periódicos e livros com os quais tenho me deparado e que vem me ajudando a entender cada vez mais o que é gerenciar um negócio de forma ativa e participativa.
Trato aqui de temas que estão fundamentalmente ligados a como estruturar empreendimentos que respondam às expectativas dos grupos com os quais interagem seus clientes, acionistas, funcionários, fornecedores, etc.
Vale ressaltar que a troca de experiências com meus alunos e colegas nos cursos de Pós-Graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing tem sido uma das fontes mais ricas de provocação e busca de mais conhecimento sobre o tema.
Outra fonte inesgotável de conhecimento e troca de experiências tem sido os projetos de consultoria que tive e tenho a oportunidade de participar em meus 12 anos de atuação como consultor. Tive o cuidado de selecionar conceitos e práticas que posso garantir, que se bem aplicadas, funcionam em empresas de pequeno, médio e grande porte independente de seu ramo de atividade.
Espero estar contribuindo para o aprimoramento dos estudos sobre um tema que me fascina e empolga.
Alexandre
Mathias
Rio de Janeiro, dezembro de 1999