capa do livro

De onde veio o terror?

11 de setembro de 2001, o dia em que o mundo parou

Marília Oliveira e Maurício Silva Santos

Os atentados terroristas de 11 de setembro, nos Estados Unidos, dominaram o cenário político mundial nos últimos meses do ano de 2001 e obrigaram nossos olhos ocidentais a levantar o espesso véu que sempre encobriu o mundo árabe-islâmico. Nossa curiosidade, um pouco tardia, ainda não foi saciada, mesmo após a avalanche de notícias, programas e documentários sobre o tema. Daí a relevância deste livro.

De Onde Veio o Terror? nasceu da observação atenta dos professores Marília Oliveira e Maurício Silva Santos e do exercício da profissão que têm em comum, a Geografia. As ações do homem no mundo não acarretam, somente, variações sócio-políticas e econômicas. Elas sempre interferem na geografia mundial. Nas palavras de Milton Santos: "... Geografia é essa relação do homem com o planeta que vai se modificando em cada um desses momentos históricos."

Aqui estão reunidas informações recentes, atualizadas até janeiro de 2002, que ajudam os leitores a entender um pouco mais sobre o mosaico que compõe o mundo árabe e a religião islâmica. Há considerações sobre pessoas, fatos históricos e países envolvidos, como o Afeganistão, possível exílio do terrorista Osama Bin Laden.

Os autores valeram-se de fatos ocorridos em momentos históricos diferentes e locações geográficas diversas, cruzando-os e transportando-os para o momento atual. De Onde Veio o Terror? traz à luz o exercício da confrontação e da semelhança de situações do passado e do presente.

Veja também

capa do livro

Por que somos Florianistas?

Ensaios sobre Florianismo e Jacobinismo

Lincoln de Abreu Penna

capa do livro

O papel social do antropólogo

Aplicação do fazer antropológico e do conhecimento disciplinar nos debates públicos...

Eliane Cantarino O’Dwyer

capa do livro

Novas interpretações desenvolvimentistas

Inez Silvia Batista Castro (org.)

capa do livro

Ares do Brasil

Celso Furtado, o lugar do desenvolvimento

Andreia Ribeiro Ayres