Uma das maiores angústias
do professor de Educação Infantil, atuando com crianças de
quatro a seis anos, é responder a si mesmo o questionamento: "É
hora de iniciar a Alfabetização?" e "Será que cabe
ao professor determinar o momento certo para iniciar esse processo?"
As crianças, cujos pais são oriundos de uma classe média
baixa, acabam sendo retiradas da rede privada de ensino, onde se pratica a Alfabetização
nas séries de Educação Infantil. Esses pais, que não
podem dar aos filhos o que eles chamam de ensino de qualidade, cobram dos professores
da Rede Pública a inicialização do processo de Alfabetização
em tais séries.
Considerando a Educação Infantil um espaço dinâmico
e educacional, o presente estudo preocupou-se em refletir se o professor deve
ensinar a ler e escrever as suas crianças, ou se o Letramento é
o caminho mais adequado para auxiliar a Alfabetização na série
seguinte.
Nesse sentido, verificou-se a importância da definição do
conceito de Letramento, de recorrer a idéias de pesquisadores como Piaget
(1971 e 1973), Vygotsky (1984 e 1989), Emília Ferreiro (1986, 1988 e 2000),
Ana Teberosky (1986), Magda Soares (2000), entre outros, que se preocuparam com
o desenvolvimento do conhecimento infantil e aquisição da linguagem
oral e escrita.
Nesse trabalho o "Como a criança aprende?" se tornou mais importante
do que o "Quando e como ensinar?", sem, no entanto, desmerecer os outros
questionamentos.
Devemos ter consciência de que mais importante do que alfabetizar é
ensinar às crianças a função da língua e o
seu significado social e não apenas os códigos da leitura e da escrita.