capa do livro

Fronteiras da Engenharia Química 1

Príamo Albuquerque Melo Jr. (editor)

A Escola Piloto em Engenharia Química é uma iniciativa do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi criada em 1993 com o objetivo de levar aos alunos de graduação avanços ainda não incorporados ao currículo dos cursos de graduação em Engenharia Química.

Em um esforço para atingir um público mais abrangente, foi criada em 1997 a Escola Piloto Virtual em Engenharia Química, com cursos virtuais através da Internet. Desde então, inúmeros cursos de alta qualidade têm sido oferecidos, sendo ministrados a alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e docentes de todo o Brasil e de países latino-americanos.

Em 2003, celebrando o aniversário de 40 anos do PEQ, a Escola Piloto Virtual ofereceu o curso Fronteiras da Engenharia Química, convidando diversos pesquisadores do PEQ e de outras instituições a abordar temas de pesquisa avançada em Engenharia Química. Este volume traz a compilação dos textos apresentados nesta primeira edição do curso. A Escola Piloto Virtual pretende periodicamente atualizar e incorporar novos temas de pesquisa em Engenharia Química e áreas correlatas.

Veja também

capa do livro

Processos de Separação por Membranas

Alberto Cláudio Habert, Cristiano Piacsek Borges e Ronaldo Nobrega

capa do livro

A Aprendizagem Tecnológica no Brasil

A Experiência da Indústria Química e Petroquímica

Adelaide Antunes e Alexis Mercado