Universidade e Comunidade
A construção de um novo ambiente
O presente
estudo analisa um projeto interdisciplinar intitulado Ciência, Ambiente
e Educação, desenvolvido no NEAM/PUC-Rio e na Rocinha, com a proposta
de uma ação socioeducativa ambiental, com 24 jovens de 14 a 17
anos, conjugando os referenciais da família, da escola, do trabalho e
da ciência, tendo em vista a melhoria das condições de vida
da comunidade, por meio desses agentes de mudança.
O trabalho
foi baseado em fundamentação teórica relacionada aos aportes
de Huberman, Havelock, Habermas e Devereux, destacando-se aspectos sistêmicos
do insight e da análise de discurso de classes populares, de A. M. Nicolaci
da Costa. Quanto à metodologia, a pesquisa-ação foi analisada
por meio de seus resultados nas diversas áreas: Artes, Psicologia, Letras,
Saúde, Matemática, Geografia, Educação e Antropologia.
Na avaliação final dos resultados, destacou-se a importância da inserção desses jovens no mercado de trabalho, tendo o aproveitamento de suas potencialidades, como também o incentivo para o reforço da sua escolarização. A contribuição da universidade ficou evidente no sentido de estimular tais jovens a utilizarem o conhecimento em sua trajetória de vida e em sua participação social, e demonstrou a viabilidade produtiva da interação universidade-comunidade, com enriquecimento mútuo.
Marina
Moreira Lemette
A autora
Este livro
é antes de tudo o resumo de uma ação continuada, que tendo
começado há 24 anos permanece forte e inovadora. É a história
de 24 anos de luta para conseguir inserir na Universidade o valor do olhar para
o mundo que nos cerca. De fazer ver ao pesquisador, muitas vezes alheio ao mundo
exterior, que a observação dos fenômenos sociais é
fonte de riqueza inestimável para sua reflexão e mesmo um dado
indispensável para o avanço da ciência. Este livro mostra
que é possível também levar às comunidades pobres,
quase indigentes, cuja preocupação principal é com a necessidade
imediata do comer, vestir e abrigar, que o pensar ajuda a comer, vestir e abrigar.
Mostra que a generosidade do nosso povo dispõe-se a confiar na Academia
como fonte, se não imediata, mas, eficaz de solução de
seus problemas mais prementes. Este livro conta a história da presença
do morro na Universidade e da Universidade no morro. Cada um cumprindo seu papel
sem desvirtuar seus respectivos papéis na sociedade. De mãos dadas
contribuindo para o mútuo enriquecimento do corpo e do espírito.
Este livro conta a história das lutas para convencer pessoas e instituições
a apostar em novas inciativas. A saírem de um conservadorismo paralisante
e serem capazes de ousar, promovendo o verdadeiro progresso que é fruto
da coragem de arriscar e não da acomodação na permanência.
Conta a história de como é extraordinário ver que pessoas
simples, sem diplomas, são capazes de acreditar mais na Universidade
do que muitos dos que nela vivem e trabalham.
Dentro desta obra existe, sobretudo, a história de uma pessoa extraordinária
que dedicou 24 anos de sua juventude, de sua força, de seu entusiasmo
e de uma perseverança que chega à beira da obstinação
para um projeto que estará sempre inacabado, e será sempre atual,
como inacabado e atual sempre será o progresso da civilização.
Este livro carrega muito da extraordinária história de Marina
Moreira.
Luiz Bevilacqua,
Pesquisador Titular,
LNCC-MCT
O Livro de Marina Lemette
Moreira, atual diretora do Núcleo de Estudo e Ação sobre
o Menor (NEAM) da PUC-Rio, representa contribuição inovadora e
consistente fruto da dedicação e de seu trabalho de 24 anos junto
às comunidades.
Trata dos resultados de vários projetos sociais realizados no NEAM com
adolescentes, num enfoque interdisciplinar que aponta para a necessidade urgente
de reformular e compreender melhor o trabalho e as ações da Universidade
junto a essas Comunidades, com novas formas interativas de convivência
abrangendo vivências comuns, trocando idéias e pontos de vista
diferentes nos indispensáveis confrontos que compõem todo tecido
social.
Essa publicação apresenta a rota de sua pesquisa, bem como a matriz
do embasamento teórico, destacando a participação dos professores
envolvidos remetendo, ao final, para a discussão da temática proposta,
no momento atual do contexto histórico e sociocultural brasileiro.
A cultura, por meio de seu dinamismo pessoal, competência acadêmica
e forte motivação social, divulga, oportunamente, suas experiências
de campo destacando os aspectos acadêmicos dessas ações,
deixando, assim, legado relevante para todos aqueles que trabalham nessa área.
Maria
Helena Novaes,
PhD Pisicologia e
Professora Titular do
Departamento de Psicologia