capa do livro

Novos Combustíveis

Suzana Kahn Ribeiro e Márcia Valle Real


A grande maioria dos cientistas e técnicos em todo o mundo concorda que a Era do Petróleo está chegando ao fim. Não devido ao seu esgotamento, mas principalmente em decorrência do surgimento de novas tecnologias e da inserção de fontes alternativas de energia, que podem reduzir significativamente os problemas provocados pelo intenso uso do petróleo e de seus derivados.

E quais as alternativas energéticas que poderão substituir os derivados do petróleo como combustíveis nos transporte rodoviário de forma sustentável?

Essa publicação, após uma breve descrição de várias possíveis alternativas para o transporte rodoviário, tem o foco direcionado para o diesel sintético e o hidrogênio tendo em vista que a evolução dos sistemas de geração de energia tende a descarbonização (uso de fontes com menor teor de carbono e mais ricas em hidrogênio) e a desmaterialização (uso de materiais menos densos). Nela são abordadas questões relacionadas ao atual estágio de desenvolvimento desses combustíveis, bem como as perspectivas e barreiras para sua inserção no mercado automotivo.