capa do livro

Elizabete Lucas, Gonzalo Martínez-Barrera, Michael Bratychak, Olena Astakhova

Elizabete Fernandes Lucas é professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 1994. Criou, e atualmente dirige, o Laboratório de Macromoléculas e Colóides na Indústria do Petróleo (LMCP/UFRJ) que mantém uma interação consolidada com as indústrias de petróleo e suas fornecedoras. Atua também na orientação de alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Como autora, Lucas publicou cerca de 90 artigos científicos, duas patentes, dois livros e quatro capítulos em livros. É membro, ainda, da Academia Ucraniana de Petróleo e Gás e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil, desde 1999.

Gonzalo Martínez-Barrera realiza pesquisas no Laboratório de Pesquisas e Desenvolvimento de Materiais Avançados da Faculdade de Química da Universidade Autônoma do Estado do México (LIDMA/UAEM). Ministra cursos sobre Materiais Poliméricos, e pertence ao Grupo Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da UAEM. Entre trabalhos publicados, Dr. Martínez contabiliza mais de 50 artigos científicos, um livro e cinco capítulos em livros. Desde 1997, é membro do Sistema Nacional de Pesquisa (SNI) do México, coordenado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT).

Michael Bratychak é doutor em Química, professor-pesquisador na área de compostos macromoleculares e petroquímica e compõe o quadro de membros da Academia Ucraniana de Petróleo e Gás. Desde 1994, é chefe do Departamento de Química e Tecnologia de Petróleo da Universidade Nacional Politécnica de Lviv (Ucrânia). No setor editorial, já publicou mais de 560 artigos científicos, 21 livros, monografias e sete dicionários em quatro idiomas, nas áreas de Química, de Tratamento de Carvão e de Polímeros, além de 39 patentes. Bratychak também é editor-chefe do periódico Chemistry & Chemical Technology, da Ucrânia, e membro do Comitê Editorial dos periódicos poloneses Ecological Chemistry and Engineering e Chemia i inzynieria ecologiczna, e dos ucranianos Coal Fuel Chemistry e Composite Materials.

Olena Astakhova é pesquisadora do Departamento de Química e Tecnologia de Petróleo da Universidade Nacional Politécnica de Lviv (Ucrânia), desde 1981, e possui interesse científico na área de separação de frações e componentes de petróleo. Já publicou mais de 70 artigos científicos e é coautora do Dicionário de Tecnologia Química e Polímeros, nos idiomas inglês-alemão-polonês-ucraniano (2009).



Veja também

capa do livro

Planejamento de Experimentos usando o Statistica

Verônica Calado e Douglas Montgomery

capa do livro

Cinética enzimática

Gerson Ferreira Pinto e Reginaldo Ramos de Menezes

capa do livro

Caracterização de Polímeros

Determinação de Peso Molecular e Análise Térmica

Elizabete F. Lucas, Bluma G. Soares e Elisabeth Monteiro

capa do livro

Doenças negligenciadas

Coletânea de artigos da Revista Virtual de Química

Angelo C. Pinto, Fernando de C. da Silva e Vitor F. Ferreira (org.)

capa do livro

Defesa Química

Angelo C. Pinto, Antônio L. S. Lima, Tanos C. C. Franca (org.)

capa do livro

Laboratórios didáticos do Departamento de Engenharia Química

Da teoria à prática

Marisa F. Mendes (coord.), André de Almeida, Claudia M. Scheid et al.