capa do livro

Angelo C. Pinto, Fernando de C. da Silva e Vitor F. Ferreira (org.)

Angelo da Cunha Pinto é graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestre em Química pelo Instituto Militar de Engenharia (1974) e doutor em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, editor do Journal of the Brazilian Chemical Society e da Revista Virtual de Química, oficial Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Foi também Diretor do Instituto de Química da UFRJ. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais.

Fernando de C. da Silva é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2007). Cursou pós-doutorado na Universidade de Aveiro e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto IV na Universidade Federal Fluminense no Instituto de Química no Departamento de Química Orgânica. É editor coordenador da Revista Virtual de Química. É Jovem Cientista do nosso Estado (FAPERJ) edição 2014-2017 e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências edição 2016-2020 (http://www.abc.org.br/rubrique.php3?id_rubrique=370). Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: carboidratos, heterociclos, diazocompostos, triazóis, quinonas.

Vitor F. Ferreira é graduado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-IQ (1976), mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-NPPN (1980), doutor em Química Orgânica - University of California San Diego (1984) e pós-doutor pela University of Oklahoma (1997). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. É pesquisador do 1A do CNPq, Cientista do nosso Estado (desde sua primeira edição) e membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Admitido em 2009 na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe de Comendador. Já foi vice-presidente da SBQ e presidente da Sociedade Brasileira de Química (2012-2014). Sua experiência profissional envolve as áreas de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica voltado para metodologias assimétricas e moléculas bioativas nas áreas de câncer, tuberculose, doença de Chagas. Seus trabalhos em química envolvem principalmente os seguintes temas: carboidratos (monossacarídeos), nucleosídeos, diazocompostos, heterociclos e naftoquinonas. Em 2011 recebeu a Medalha Walter Baptista Mors da SBQ-Rio pela sua contribuição a Química Fluminense. Em 2013 recebeu a Medalha Lavoisier do CRQ-3a Região (RJ/ES). Em 2013 foi homenagem pela Sociedade Portuguesa de Química em reconhecimento das suas valiosas contribuições em prol do estreitamento de relações científicas entre o Brasil e Portugal. Em 2014 foi indicado como Fellow da Royal Society of Chemistry.



Veja também

capa do livro

Planejamento de Experimentos usando o Statistica

Verônica Calado e Douglas Montgomery

capa do livro

Cinética enzimática

Gerson Ferreira Pinto e Reginaldo Ramos de Menezes

capa do livro

Caracterização de Polímeros

Determinação de Peso Molecular e Análise Térmica

Elizabete F. Lucas, Bluma G. Soares e Elisabeth Monteiro

capa do livro

Defesa Química

Angelo C. Pinto, Antônio L. S. Lima, Tanos C. C. Franca (org.)

capa do livro

Laboratórios didáticos do Departamento de Engenharia Química

Da teoria à prática

Marisa F. Mendes (coord.), André de Almeida, Claudia M. Scheid et al.

capa do livro

Compendium of Medicinal Chemistry

Lídia Moreira Lima e Angelo da Cunha Pinto (eds.)