capa do livro

Gustavo H. de Araújo Freire, Juliana de Assis e Maria de Fátima S. O. Barbosa (orgs.)

Ana Maria Ferreira de Carvalho
Doutoranda do curso de Ciência da Informação, convênio Ibict/UFRJ, mestre em Computação pela Universidade Federal Fluminense (2004), licenciada e bacharel em Matemática pela mesma instituição (1987/1989). Atualmente é professora assistente 40h-DE, área de Tecnologia da Informação e Comunicação, do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. Atuou durante 14 anos como coordenadora de Informática da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em redes de computadores, principalmente nos temas: desempenho em rede de computadores e administração de infraestrutura de redes de computadores. Atua na área de sistemas de informação, gestão eletrônica de documentos e organização da informação e do conhecimento. Atuou, de 2010 a 2015, como vice-coordenadora do curso de expansão de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação e atualmente é vice-coordenadora do projeto de Desenvolvimento dos Materiais Didáticos e de Apoio para o Curso de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância, edital Capes 012/2012.

Ana Senna
Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI). Professora do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de ciência da informação, com ênfase em recuperação de informação. Atua principalmente nos seguintes temas: teoria da classificação e representação temática; bibliotecas públicas e bibliotecas sociais e cívicas em espaços de desfavorecimento social e econômico; recursos de capital social e educacionais em bibliotecas; leitura como instrumento político.

André Vieira de Freitas Araújo
Professor do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/FACC/UFRJ). Doutorando em Ciência da Informação e mestre em História Social pela USP e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Unesp. É um dos idealizadores e organizadores do fórum A Arte da Bibliografia e do Seminário Internacional Itinerante A Arte da Bibliografia, ocorrido em 2014 no Rio de Janeiro, na UFRJ (I Seminário Internacional A Arte da Bibliografia: ferramentas históricas, problemas metodológicos e práticas contemporâneas), e em 2015 na cidade de São Paulo, na USP (II Seminário Internacional A Arte da Bibliografia: história, natureza e relações (inter)disciplinares). Pertence ao quadro diretivo da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP – biênio 2015-2016), ocupando atualmente o cargo de secretário. Como bibliotecário, desenvolveu trabalhos em instituições e projetos diversos, ligados à organização, preservação e difusão de acervos históricos, dos quais se destaca a biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo, fundada em 1598. Foi docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP), no Centro Universitário Assunção (Unifai-SP) e na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Atua nas áreas de bibliografia (história e teoria), método gesneriano, bibliografia histórica, organização do conhecimento (aspectos históricos e epistemológicos), fundamentos de biblioteconomia e ciência da informação, história social do conhecimento, história do livro e das bibliotecas, biblioteconomia de livros raros e coleções especiais, políticas de preservação documental, bibliotecas e arquivos beneditinos.

Antonio José de Oliveira
Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da Uerj, mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professor do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. Pesquisador do grupo de pesquisa Memória e Discurso Informacional de Instituições, na linha de pesquisa Memória e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Unirio. Membro da linha de pesquisa História, Sujeitos e Processos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ. Foi membro do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) da UFRJ e superintendente geral de Políticas Estudantis dessa instituição. Membro da Comissão de Orientação e Apoio Acadêmico do CBG/UFRJ. Atua nas áreas de história do registro da informação, informação e sociedade, história e políticas de educação superior, com ênfase em história e memória de instituições e produção discursiva institucional. Atualmente, é vice-decano e superintendente administrativo do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ).

Antonio Victor R. Botão
Doutorando em Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ, mestre em Ciência da Informação pela mesma instituição, graduado em Arquivologia pela Unirio, docente na área de arquivologia no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG/UFRJ).

Danilo Pestana de Freitas
Doutorando em Sistemas de Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Informática pelo mesmo programa, com ênfase na linha de pesquisa de Computer Supported Cooperative Work (CSCW). Bacharel em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Trabalhou por 34 anos na área de tecnologia da informação (TI), em empresas de mercado, com amplo conhecimento das disciplinas que envolvem a área de informática. Atualmente, é professor assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Evandro Vieira Ouriques
É coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Psicopolítica e Consciência da Escola de Comunicação (ECO), Centro de Filosofia e Ciências Humanas – UFRJ, e do Laboratório de Percepção, Psiquismo e Instituições – Lamae, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – UFRJ. É professor da ECO/UFRJ, do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG/CCJE/UFRJ), do Programa de Pós-Graduação em História da Ciência e da Técnica e Epistemologia (CCMN/UFRJ) e dos programas de doutorado e mestrado em Comunicação e do doutorado em Ciências Sociais da Universidad de La Frontera, Temuco, Chile. Supervisiona pesquisas de pós-doutorado também no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da Faculdade de Letras da UFRJ. Recebeu o prêmio Best Scholar of the World, do Reputation Institute (NY) e é acadêmico correspondente da Academia Galega da Língua Portuguesa, na Galícia. Seu trabalho é reconhecido pela ONU (Pnud, Pnuma, Unesco) e pela União Europeia. Tem publicações na Dinamarca, no Reino Unido, nos Estados Unidos, na Espanha, em Portugal, na Colômbia, na Venezuela, na Argentina e no Chile. É membro da Comissão de Elaboração do Programa de Pós-Graduação do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação.

Geise Ribeiro da Silva
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Ibict/UFRJ. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estuda a construção, comunicação e uso da informação. Interessa-se pelos temas: bibliometria, comunicação científica, competência informacional, comportamento de busca e uso de informação, divulgação científica, inclusão digital, gestão do conhecimento e representações sociais.


Gustavo Henrique de Araujo Freire

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), com mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Professor associado do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (mestrado e doutorado) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Editor das revistas Informação & Sociedade: Estudos (Qualis A1), Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (Qualis B1) e Revista Conhecimento em Ação. Desenvolve pesquisa na área de ciência da informação, notadamente em temáticas como desenvolvimento e aplicação de modelos de comunicação da informação em ambientes virtuais, inclusão social mediante políticas para competências em informação, criação de instrumentos de políticas públicas para gestão da informação e comunicação científica. Desde 2009 participa, como pesquisador convidado, do projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais, com apoio do CNPq (Edital Universal 2009 e 2011) e do projeto Rede de Cooperação e Aprendizagem na Ciência da Informação (PPGCI/UFPB – PPGCI/Unesp/Marília), com apoio da Capes (Procad-NF). Líder do grupo de pesquisa Epistemologia e Políticas de Informação (CNPq) e membro do conselho editorial da Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 2008 a 2012. Foi professor pesquisador da Universidade Aberta do Brasil (Capes) e coordenador operacional do primeiro Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação – Dinter (UFPB, UFPE, UFMG). Tem trabalhado com temas vinculados à linha de pesquisa Ética, Gestão e Políticas de Informação do PPGCI da UFPB, especialmente epistemologia da ciência da informação, socialização da informação, políticas de informação, competências em informação, redes de comunicação da informação para aprendizagem, tecnologias intelectuais de informação e comunicação e inclusão social.


Isa Maria Freire

Iniciou sua carreira acadêmica em 1995, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio Ibict/UFRJ. É professora do Departamento de Ciência da Informação e docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (permanente) e da Universidade Federal da Bahia (colaboradora). Coordenou o projeto Rede de Cooperação e Aprendizagem na Ciência da Informação (UFPB e Universidade Estadual Paulista – campus Marília), com apoio da Capes/Procad-Novas Fronteiras. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Ancib) no período 2012-2014. É coordenadora do grupo de trabalho 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação da Ancib. Editora científica da revista Informação& Sociedade: Estudos e editora-chefe da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB) e do blog De olho na CI. Coordena a rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (com apoio CNPq/Universal). É líder do grupo de pesquisa Informação e Inclusão Social, certificado pela UFPB. Na pós-graduação, trabalha os seguintes temas: comunicação da informação em mídias virtuais; competências em tecnologias intelectuais de informação; políticas de informação; inclusão social; ética da informação; responsabilidade social. Visite o portal do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi) na internet.

Juliana de Assis
Professora adjunta A do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da International Society for Knowledge Organization, capítulo brasileiro (ISKO/Brasil). Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (2015), mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e bacharel em Biblioteconomia e Gestão da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2008).

Lucia Fidalgo
Professora assistente (40 horas, DE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão da Informação (CBG/FACC/UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2004), é bibliotecária, professora, escritora e contadora de histórias do grupo Morandubetá. Especialista na área de leitura, bibliotecas, narração oral e literatura infantil e juvenil. Publicou mais de 30 livros. Dirigiu, entre 2000 e 2002, o Departamento de Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro. Como escritora de literatura infantil e juvenil, recebeu o prêmio de revelação do ano de 1997, com o livro Menino Bom, publicado pela editora Dimensão. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil (GELIJ/CNPq) do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio.

Luciano Rodrigues de Souza
Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2011), mestre em Administração pelo Ibmec/RJ (2006), MBA em Excelência na Gestão de Negócios pela Grifo e graduado em Administração pela Uniabeu (2004). Atualmente, é professor adjunto do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG/FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência nas áreas de administração, política social, biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, diversidade nas organizações, gênero, raça, modernidade e pós-modernidade.

Maria Aparecida Moura
Professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestre em Educação pela mesma instituição (1996), doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e pós-doutora em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de l’Homme (2006-2007). Foi coordenadora de Políticas de Inclusão Informacional da UFMG (CPINFO/UFMG) entre 2010 e 2014. É diretora de governança informacional da UFMG (DGI/UFMG), sendo a autoridade responsável pelo cumprimento da LAI e pela ouvidoria geral da UFMG.

Maria de Fatima S. O. Barbosa
Professora adjunta da UFRJ no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (graduação) e no mestrado profissional de Letras (Profletras). Doutora em Linguística (UFRJ, 2010), mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (UFRJ, 2004), especializada em Mediação Pedagógica em EAD pela PUC-Rio, em Gestão da Informação (INT/Ibict/UFRJ, 1999), em Multimídia para Educação a Distância (Ryerson University, Califórnia, 1998) e em Informática Educativa (Uerj, 1997). Professora de Língua Portuguesa, Análise Textual, Português Instrumental e Comunicação nas Empresas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora da Universidade Estácio de Sá (graduação e pós-graduação) e do IBMR. Atuou como coordenadora interina/tutora de Língua Portuguesa no curso de Pedagogia a Distância do Cederj/Unirio (2004-2007). Pós-doutorado em andamento pelo Ibict/UFRJ/Capes.

Maria de Fátima Gonçalves de Miranda
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1985). Mestre em Ciência da Informação pelo Ibict (2003). Tem experiência na área de ciência da informação, com ênfase em processos de disseminação da informação; em gestão de unidades de informação; em docência do ensino superior, tendo lecionado no curso de Pedagogia na Universidade Estácio de Sá as disciplinas de Educação Especial, Estágio Supervisionado e também orientado trabalhos de conclusão de curso; em docência em cursos de pós-graduação, tendo lecionado disciplinas voltadas para os cursos de ;Gestão de Recursos Humanos e Educação Inclusiva no projeto A Vez do Mestre, da Universidade Candido Mendes. É professora assistente da UFRJ no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, ministrando as disciplinas de Marketing em Unidades de Informação, Planejamento de Unidades de Informação Metodologia Científica, Empreendedorismo e Planejamento e Gestão de Projetos. Exerceu a coordenação do curso no período de julho de 2013 a setembro de 2014. Também foi coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Políticas de Informação e Organização do Conhecimento, convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Arquivo Nacional, no período de abril de 2012 a abril de 2013.

Maria Irene da Fonseca e Sá
Graduada em Matemática Modalidade Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (1982) e doutora em Ciência da Informação (2013) pela mesma instituição. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de ciência da computação e ciência da informação, com ênfase em sistemas de informação e redes de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: usabilidade, arquitetura de informação, sociedade da informação, websites, comunicação científica, bibliotecas digitais, informatização de bibliotecas e Lei de Acesso à Informação.

Maria José Veloso da Costa Santos
Professora e coordenadora do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua na área de organização da informação e do conhecimento, comunicação científica e bibliometria. Doutoranda em História da Ciência – Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ), com a qualificação do projeto de pesquisa aprovado em 10/04/2015. Integra, como vice-líder, a partir de 2014, o grupo de pesquisa (Diretório de Pesquisa do CNPq) Bibliometria e Cientometria como Abordagem Teórico-metodológica para a Organização do Conhecimento. Professora do curso de especialização em Políticas Públicas e Organização do Conhecimento (convênio Arquivo Nacional/UFRJ) de 2012 a 2013. Consultora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ desde 1994. Graduada em Biblioteconomia (Universidade Federal do Pará, 1970); especialista em Documentação Científica pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) – em convênio com a UFRJ (1972); em Redes e Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo (USP, 1973); mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ (1992). Bibliotecária/documentalista aposentada em 2007, atuando no Museu Nacional/UFRJ de 1975-2007, exerceu o cargo de chefe da biblioteca (1989-1994) e chefe da seção de Memória e Arquivo (1999-2007).

Marianna Zattar
Doutoranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em convênio com a Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em Ciência da Informação pelo Ibict em convênio com a Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFRJ. Pós-graduada em Inteligência Competitiva e Gestão Estratégica da Informação pelo Senac-RJ (lato sensu); graduada em Biblioteconomia e Documentação na Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Atua nos temas: competência em informação, comportamento de busca informacional, gestão da informação, comunicação científica, recursos informacionais e normalização documentária.

Mariza Russo
Doutora em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ (2012). Mestre em Ciência da Informação pela ECO/UFRJ & Ibict (1992). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (1977). Professora do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenou a equipe de implantação do CBG, tendo sido coordenadora do curso desde sua implantação, em agosto de 2006, até julho de 2013. Atualmente, coordena o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do CBG e sua experiência docente recai nas disciplinas Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Gestão de Bibliotecas Escolares e Normalização da Documentação, além de Projeto Final I e II. Atuou como professora do curso de pós-graduação lato sensu Políticas de Informação e Organização do Conhecimento (FACC/Arquivo Nacional) de agosto de 2010 a dezembro de 2013. Sua experiência nas áreas de biblioteconomia e ciência da informação apresenta ênfase em: história da biblioteconomia e da ciência da informação, perfil do bibliotecário gestor, documentação, mercado de trabalho do bibliotecário, legislação bibliotecária, bibliotecas escolares e universitárias e normalização da documentação. Coordena, desde julho de 2012, a equipe que está gerenciando a elaboração do material didático para o curso de Biblioteconomia a distância criado a partir de parceria da Capes e do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). Participa, desde março de 2015, da comissão editorial responsável pela criação da Revista Conhecimento em Ação e, desde abril de 2015, do grupo de trabalho que está desenvolvendo a proposta pedagógica do curso de pós-graduação Mestrado Profissional em Gestão e Inovação em Unidades de Informação. Nomeada, em abril de 2015, coordenadora de planejamento e projetos do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ), atuando também na coordenação da Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica e Cultural (JICTAC/UFRJ) de 2015 no âmbito do CCJE.

Nadir Ferreira Alves
Professora assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG/FACC/UFRJ). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Ibict. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Experiência na área de ciência da informação com ênfase em tecnologia da informação, representação descritiva e organização da informação.

Nysia Oliveira de Sá
Professora do magistério superior do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutora em políticas públicas e formação humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1996). Atualmente ministra as seguintes disciplinas: Biblioteca, Informação e Sociedade; Serviço de Referência; Recursos Informacionais I e II.

Patrícia Mallmann Souto Pereira
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2004), mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade Federal Fluminense (Ibict/UFF, 2009) e doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014). Atualmente, é professora adjunta do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG/FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência nas áreas de ciência da informação e biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão digital, apropriação de TICs, informação e cidadania, biblioteca comunitária, telecentro comunitário, estudos de usuários e de comunidades, informação comunitária.

Robson Santos Costa
Professor assistente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorando em Memória Social na área de Memória e Linguagem do curso de pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013-), mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007) e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004), atuando principalmente nos seguintes temas: documento e fontes de informação, histórias em quadrinhos, memória, identidade, linguagem e discurso.

Rodrigo Ferreira
Doutorando em Administração pela Unigranrio (2016), mestre em Administração pela Faculdade Ibmec/RJ (2015), pós-graduado em Controladoria e Finanças, MBA em Gestão Pública e formação docente com habilitação para a disciplina Administração, atuando como professor substituto da UFRJ e como tutor presencial do curso Licenciatura em Turismo da UFFRJ e do curso bacharelado em Engenharia da Produção do Cefet. Graduado em Administração pela Faculdade Moraes Junior Mackenzie. Tem experiência profissional nas áreas financeira, suprimento e controladoria. Área de pesquisa principal: estratégia e gestão das organizações. É autor do livro Como planejar, organizar e controlar seu dinheiro, editado e publicado pelas empresas IOB Thompson e Editora Rio.

Rosali Fernandez de Souza
Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1968), especializada em Documentação Científica (1969) e mestre em Ciência da Informação (1973) pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Doutorado realizado na Polytechnic of North London, conferido pelo Council for National Academic Awards (1984). Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT). Área de conhecimento em que atua: ciência da informação; subárea: organização e representação do conhecimento.

Vânia Lisboa da Silveira Guedes
Pós-doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2013-2015). Doutora em Linguística pelo PPGL/UFRJ (2010). Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação da UFRJ/Ibict/CNPq (1992). Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1980). Professora adjunta do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. Professora colaboradora do PPGL da UFRJ e do PPGCI da UFRJ. Professora do Profletras Capes/UFRJ, docente ligado ao grupo da UFRJ/Polo Sudeste. Representante do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) no Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ no período de 2011 a 2012. Atua na área de organização do conhecimento, bibliometria e indexação na ciência da informação, assim como na área de sociolinguística, na linguística, com ênfase em análise crítica do discurso, análise léxico-morfológica e análise bibliométrica da escrita científica. Desde 2014 é líder do grupo de pesquisa (Diretório de Pesquisa do CNPq) Bibliometria e Cientometria como Abordagem Teórico-metodológica para a Organização do Conhecimento, em parceria com a PR2/UFRJ, voltado inicialmente para o estudo de indicadores cientométricos da comunidade científica da UFRJ. A partir de 2015, coordenadora da Comissão de Pós-Graduação do CBG/FACC/UFRJ.



Veja também

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Recursos informacionais para compartilhamento da informação

Redesenhando acesso, disponibilidade e uso

Maria Júlia Giannasi-Kaimen e Ana Esmeralda Carelli (org.)