Periódicos > Revista Inteligência Empresarial

A revista Inteligência Empresarial tem como objetivo apresentar e debater os caminhos para o Brasil se inserir competitivamente na sociedade globalizada do novo milênio. Escrita em linguagem clara e objetiva, mas tratando em profundidade os temas que aborda, a revista destina-se a empresários, pesquisadores, políticos e administradores públicos e privados e é editada pelo CRIE - Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ.


Clique aqui para saber mais

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.37

O tempo livre como ativo econômico: um jogo entre o lícito e o ilícito

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Trata do uso do tempo, matriz fundamental para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento. A necessidade da regulamentação da atividade privada do jogo de aposta em dinheiro no Brasil tem destaque.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.36

Cultura, Planejamento e Gestão

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Nesta edição os artigos abordam temas sobre gestão de megaeventos, os APLs do Rio de Janeiro e Propriedade Intelectual.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.35

Porto Maravilha e a Pequena África

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

A importância histórica da região conhecida como Pequena África, berço do samba carioca, e as oportunidades de aproveitamento da matriz cultural no projeto Porto Maravilha, que promete revitalizar a zona portuária.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.34

Propriedade Intelectual e as Indústrias Criativas

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Edição produzida em consonância com o Seminário Internacional de Propriedade Intelectual e Economia da Cultura – dois pilares da Economia Criativa, que pretende contribuir para o aprofundamento do debate sobre propriedade intelectual.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.33

Clusters de mídia: estímulo à produção audiovisual e ao desenvolvimento econômico

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

O estudo sobre a Cadeia Produtiva da Economia do Audiovisual da Grande Vitória, ES, permite disponibilizar a metodologia há anos desenvolvida pelo Núcleo de Estudos da Economia da Cultura (NEEC).

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.31

Avaliando intangíveis no Brasil

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Metodologia pioneira de análise e avaliação dos capitais intangíveis nas empresas.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.30

Redes: Fluxos de informação, conhecimento e valor

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Informação, conhecimento e rede: um momento histórico inédito na vida econômica e social.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.29

RH: Crise e Redenção

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Por que a área de Recursos Humanos deve trocar sua visão funcional por uma visão de processos.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.28

Capital intelectual em pequenas e médias empresas

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

União Européia propõe relatório de ativos intangíveis

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.27

Edição Especial: Hélice Tríplice

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Universidade e Desenvolvimento: o que corre pelo mundo

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.25

out/nov/dez 2005

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Dilemas contemporâneos: inovação tecnológica no Brasil

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.24

jul/ago/set 2005

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Inovação e Empreendedorismo na universidade: O caso Akwan

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.23

abr/mai/jun 2005

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Reconstrução criativa: hélice tripla e inovação regional

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.22

jan/fev/mar 2005

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Projeto Milênio: Ciência tecnologia e inovação no combate à pobreza

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.20

Jul/Ago/Set 2004

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Biotecnologia: construindo uma estratégia para o Brasil

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.19

Abr/Mai/Jun 2004

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Impacto da Inovação na Economia: Estudo sobre empresas fundadas por alunos do MIT demonstra o papel da inovação na economia norte-americana

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.17

Out/Nov/Dez 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Comércio eletrônico nos países em desenvolvimento: Amplo estudo sobre B2B realizado pela London School of Economics.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.16

Jul/Ago/Set 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

As Novas Moedas do Conhecimento: Verna Allee apresenta a noção de Rede de Valor para a dinâmica dos negócios da Nova Economia.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.15

Abril de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

As redes de conhecimento como uma maneira efetiva de combinar o conhecimento e as habilidades dos indivíduos de forma a atingir, ao mesmo tempo, seus próprios objetivos e os das organizações.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.14

Janeiro de 2003

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Inclusão Digital no Brasil: No ano de incentivo à inclusão social, veja como empreendedores socialmente responsáveis estão trabalhando para diminuir a brecha que separa os incluídos dos excluídos digitais.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.01

Outubro de 1999

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Conhecimento para o Desenvolvimento: Banco Mundial propõe nova abordagem na luta contra a pobreza e a ignorância

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.13

Outubro de 2002

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

A Revista Inteligência Empresarial está avaliada pela Capes como periódico Conceito A.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.12

Julho de 2002

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Gestão do Conhecimento e Inteligência: oportunidades e desafios para o setor produtivo brasileiro

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.09

Outubro de 2001

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Gestão do Conhecimento no Brasil: quanto vale este mercado?

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.07

Abril de 2001

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Mar de Informação: Hal R. Varian e Peter Lyman mostram como são armazenados os 250 Mb de informação produzidos anualmente por cada ser humano na Terra

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.06

Janeiro de 2001

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Aborda o dilema do inovador na escolha do processo de inovação que pode conduzir sua empresa ao sucesso ou ao fracasso.

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.05

Outubro de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Olhar no futuro: A experiência da Austrália com estudos prospectivos mostra a importância da construção de cenários e do planejamento para o desenvolvimento do país

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.04

Julho de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

A revolução da informação: Nova Economia destaca função estratégica do acesso e domínio das tecnologias de informática e de comunicação como fator de sucesso empresarial

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.03

Abril de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

Novas ferramentas para uma Nova Economia: produção de riqueza baseada no conhecimento e na ética obriga as empresas a repensar práticas e valores

capa do livro

Revista Inteligência Empresarial - n.02

Janeiro de 2000

Centro de Referência em Inteligência Empresarial da Coppe/UFRJ

O impacto da economia digital: relatório do Departamento de Comércio dos EUA faz uma análise dos avanços da economia digital