Difusão de Inovações, Estratégia e a Inovação
O Modelo D.E.I. para os Executivos
Difusão de Inovações, Estratégia e a Inovação: a construção de um modelo orientativo para os gestores de empresa
Francisco Rodrigues
Gomes, jovem executivo que conheci durante a execução do meu trabalho,
é um brilhante e promissor executivo com visão futurista e internacional,
e é uma honra poder prefaciar esta obra.
Ao término da leitura desta tese, que muito enriqueceu o meu conhecimento
e aprofundou meu entendimento sobre Difusão de Inovações,
Estratégia e a Inovação, dada a base da extensa pesquisa
efetuada pelo autor para embasar e justificar suas definições,
teórica e operacional dos conceitos apresentados, senti-me tentada, como
gestora que sou, a novamente avaliar os conceitos e estratégias apresentadas,
assim como a rever alguns de meus próprios conceitos comparados às
visões dos pesquisadores apresentados.
O modelo proposto de Difusão da Inovação, Estratégia
e a Inovação, denominado DEI, os fundamentos que levaram a proposição
do modelo, as questões que o modelo intenciona responder, e desta forma,
contribuir com os gestores e executivos de empresas, transformam esta tese em
manual de consulta obrigatória na avaliação de novos projetos
e idéias.
Todos nós, gestores empresariais, temos que estar muito abertos para
adquirir novos conhecimentos, sempre em sintonia com a evolução
e tendências do mercado e aprender, e este livro é de importância
fundamental para os nossos jovens universitários, assim como para os
executivos que buscam novos conhecimentos e constante aprimoramento.
Angela
Tamiko Hirata
Diretora de Negócios Internacionais da
São Paulo Alpargatas (Havaianas)