Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação
Reflexões docentes para uma reeducação das relações étnico-raciais
Alexandre do Nascimento, Amauri M. Pereira, Luiz Fernandes de Oliveira, Selma M. da Silva (orgs.)
Os atuais artigos
26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
bem como as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabeleceram a obrigatoriedade
do ensino de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas
no ensino básico. Porém, o cumprimento dessa obrigatoriedade legal
pelos sistemas de ensino e, conseqüentemente, pelos educadores, não
é tarefa trivial, pois trata-se de uma proposição que exige,
entre outras coisas: uma postura crítica frente às relações
raciais, como mostram várias pesquisas e análises, sobre a influência
de um racismo que acredita na inferioridade de africanos e afro-descendentes
e dos preconceitos dele oriundos; uma postura de reconhecimento e valorização
da diversidade étnica; discutir as questões colocadas pelas Lutas
históricas dos negros; ter acesso à conteúdos e proposições
pedagógicas adequadas, bem como participar de processos de estudos e
produção de conhecimentos sobre os temas propostas pelas Diretrizes
Nacional Curriculares.
Trata-se de um
desafio que tem como ponto de partida um necessário debate, incentivador
de estudos e produtor de conhecimentos que sirvam como base para novos conteúdos,
metodologias e, fundamentalmente, de um novo pensamento sobre educação
que leve em consideração a valorização da diversidade
étnico-cultural. No tema "História e Cultura Afro-Brasileira",
é notória a ausência de disciplinas e conteúdos adequados
à formação de educadores.
Preocupada com
o cumprimento da legislação e reconhecendo as reivindicações
de educadores e do movimento social negro, a Fundação de Apoio
à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) resolveu
reconhecer e oficializar a proposta de constituição de um Núcleo
de Estudos Afro-Brasileiros formulada por um movimento interno de professores
em 2005 e 2006. Tal reconhecimento e oficialização aconteceram
em 2007 com a criação do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais
e Ações Afirmativas (Neera), no âmbito da Divisão
de Inclusão da instituição.
Na Resolução
que criou e regulamentou o Neera, publicada no Diário Oficial do Estado
do Rio de Janeiro em 20 de agosto de 2007, aparece como uma das competências
do Núcleo "Produzir e divulgar publicações acadêmicas,
material didático-pedagógico, exposições e suportes
audiovisuais resultados de pesquisas e investigações em educação
das relações étnico-raciais e História e Cultura
Africana e Afro-Brasileira".
Este livro apresenta reflexões teóricas e estudos científicos que docentes da Faetec e do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) vêm acumulando a partir de práticas políticas, pesquisas acadêmicas e experiências em sala de aula. É o início de um novo tipo de produção na Faetec.
Maria
Cristina Lacerda Silva
Vice-Presidenta Educacional da Faetec