capa do livro

Gestão de Estoques

Otimizando a logística e a cadeia de suprimentos

Eduardo Garcia, Leticia dos Reis, Leonardo Machado e Virgílio José Ferreira Filho

O processo de abertura do mercado interno aos produtos importados e a estabilidade econômica iniciada em 1994 com o Plano Real levaram a um maior acirramento da concorrência e, conseqüentemente, a um maior interesse pela logística.
Este interesse pode ser observado em diversas ações de otimização em empresas dos mais variados setores, e pelo desenvolvimento da teoria e da prática de uma série de disciplinas.
Nos últimos anos, observou-se um crescimento elevado das publicações sobre logística abordando diferentes aspectos da cadeia de suprimentos.
Apesar da sua importância, a gestão de estoques, vista de maneira integrada, é um tema ainda pouco difundido na nossa literatura.
A formulação correta de uma política de estoques depende fundamentalmente de quando pedir, quanto pedir, quanto manter em estoques de segurança e da localização dos estoques.
O livro “Gestão de Estoques: Otimizando a Logística e a Cadeia de Suprimentos” é uma importante contribuição da Universidade Petrobras, através do Programa de Editoração de Livros Didáticos, para a comunidade de logística.
Ele fornece uma visão ampla das questões relacionadas ao gerenciamento de estoques, uma análise dos modelos e a sua participação dentro dos diversos sistemas produtivos.
Finalmente, o livro “Gestão de Estoques: Otimizando a Logística e a Cadeia de Suprimentos” é uma porta de entrada bastante qualificada para a exploração inicial, dentro do quadro conceitual moderno, da Administração e da Engenharia de Produção.

Mario Martins Ferreira Salles
Coordenador Didático do Programa de Logística
Escola de Gestão & Negócios
Universidade Petrobras

Veja também

capa do livro

Administração de Logística Integrada

Materiais, PCP e Marketing

João Severo Filho