capa do livro

Sociabilidade, Comunicação e Política

A experiência estético-comunicativa da Rede MIAC na cidade de Salvador

Cíntia SanMartin Fernandes

A partir de uma perspectiva inovadora e interdisciplinar – e uma sensibilidade quase etnográfica – e tendo como principais referências teórico-metodológicas a obra de autores como Maffesoli, Arendt, Lash, Habermas, Hall e Sennett, a socióloga Cíntia Fernandes realiza um profícuo e cuidadoso trabalho ao analisar as redes socioculturais que gravitam em torno do Movimento de Intercâmbio Artístico Cultural pela Cidadania (MIAC), na cidade de Salvador. Na detalhada pesquisa que organizou, a autora pode constatar que o agenciamento de manifestações artísticas amplia as possibilidades de comunidades carentes se estruturarem em movimentos que ganham visibilidade e uma dimensão política na ocupação criativa dos espaços urbanos. De certa forma, poder-se-ia afirmar que, através do MIAC, esses atores sociais não só vêm “lutando” e “conquistando” seu direito à cidade, mas também estão procurando superar a sua condição de socialmente excluídos.

Este livro é recomendado aos leitores que desconfiam das interpretações que geram percepções monolíticas da realidade social brasileira. Esta publicação é dirigida aos interessados em se aprofundar na complexa dinâmica e trama da vida social, mesmo que para isso seja necessário colocar em xeque conceitos profundamente estabelecidos.

Micael Herschmann

Veja também

capa do livro

Audiovisuais contemporâneos

desafios de pesquisa e metodologia

Bruno Campanella, Érica Ribeiro, Joana d’Arc de Nantes (orgs.)

capa do livro

Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil

Lívia Barbosa, Fátima Portilho, Flavia Galindo e Silvia Borges (orgs.)

capa do livro

Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu

Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)

capa do livro

Ensaio sobre a pergunta

Uma teoria da prática jornalistica

Maria Luiza Franco Busse

capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)