Sociabilidade, Comunicação e Política
A experiência estético-comunicativa da Rede MIAC na cidade de Salvador
Cíntia SanMartin Fernandes
- PREFÁCIO
- INTRODUÇÃO
- CAPÍTULO
1. COMUNICAÇÃO, COMUNIDADE E SOCIABILIDADE
- 1.1 De onde
falamos?
- 1.2
A teoria discursiva e o conceito de ação comunicativa
- 1.3
A teoria reflexiva e o conceito de comunidade reflexiva
- 1.4
A inteligência coletiva e o conceito de cibercultura
- CAPÍTULO
2. ENTRE A RAZÃO INSTRUMENTAL E A RAZÃO SENSÍVEL
- 2.1
A fenomenologia maffesoliana como ferramenta de compreensão e reflexão
sobre a vida cotidiana
- 2.2
Potência ou puissance: a criatividade social
- 2.3
O conceito de potência estético-comunicativa
- CAPÍTULO
3. A COMUNIDADE MIAQUEIRA
-
3.1 A cidade de Salvador como a representação da diversidade sociocultural
brasileira
- 3.2
Primeiro momento: CRIA e a nova cria
- 3.3
Segundo momento: o MIAC pulsa em Salvador
- 3.4
Terceiro momento: as microrregiões entram em cena
- 3.5
O III Seminário MIAC
- 3.6
O IV Festival MIAC: o maior evento de arte-educação já registrado
no País
- 3.7
Estrutura de Organização do MIAC
- CAPÍTULO
4. REDE MIAC: ENTRELAÇAMENTO E COMPLEMENTARIDADE
- 4.1 Redes: abordagens
possíveis
- 4.2
Rede: entrelaçamento do concreto, do imaginário e do simbólico
- 4.3
A comunicação Nagô
- 4.4
A ambivalência comunicacional
- 4.5
Desmitificar para democratizar: a Internet entra em cena
- 4.6
Rede MIAC: rede de redes
-
CAPÍTULO 5. EDUCAÇÃO, ARTE E CIDADANIA NO COTIDIANO DO MIAC
-
5.1 A arte na educação
- 5.2
Educação e cidadania: o resgate histórico como elemento de
transmutação social
- 5.3
A arte como instrumento político-pedagógico
- 5.4
As formações do MIAC
- 5.5
O protagonismo das tribos
-
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
- BIBLIOGRAFIA