capa do livro

Sociabilidade, Comunicação e Política

A experiência estético-comunicativa da Rede MIAC na cidade de Salvador

Cíntia SanMartin Fernandes

  • PREFÁCIO
  • INTRODUÇÃO
  • CAPÍTULO 1. COMUNICAÇÃO, COMUNIDADE E SOCIABILIDADE
    • 1.1 De onde falamos?
    • 1.2 A teoria discursiva e o conceito de ação comunicativa
    • 1.3 A teoria reflexiva e o conceito de comunidade reflexiva
    • 1.4 A inteligência coletiva e o conceito de cibercultura
  • CAPÍTULO 2. ENTRE A RAZÃO INSTRUMENTAL E A RAZÃO SENSÍVEL
    • 2.1 A fenomenologia maffesoliana como ferramenta de compreensão e reflexão sobre a vida cotidiana
    • 2.2 Potência ou puissance: a criatividade social
    • 2.3 O conceito de potência estético-comunicativa
  • CAPÍTULO 3. A COMUNIDADE MIAQUEIRA
    • 3.1 A cidade de Salvador como a representação da diversidade sociocultural brasileira
    • 3.2 Primeiro momento: CRIA e “a nova cria”
    • 3.3 Segundo momento: o MIAC pulsa em Salvador
    • 3.4 Terceiro momento: as microrregiões entram em cena
    • 3.5 O III Seminário MIAC
    • 3.6 O IV Festival MIAC: o maior evento de arte-educação já registrado no País
    • 3.7 Estrutura de Organização do MIAC
  • CAPÍTULO 4. REDE MIAC: ENTRELAÇAMENTO E COMPLEMENTARIDADE
    • 4.1 Redes: abordagens possíveis
    • 4.2 Rede: entrelaçamento do concreto, do imaginário e do simbólico
    • 4.3 A comunicação Nagô
    • 4.4 A ambivalência comunicacional
    • 4.5 Desmitificar para democratizar: a Internet entra em cena
    • 4.6 Rede MIAC: rede de redes
  • CAPÍTULO 5. EDUCAÇÃO, ARTE E CIDADANIA NO COTIDIANO DO MIAC
    • 5.1 A arte na educação
    • 5.2 Educação e cidadania: o resgate histórico como elemento de transmutação social
    • 5.3 A arte como instrumento político-pedagógico
    • 5.4 As formações do MIAC
    • 5.5 O protagonismo das tribos
  • 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  • BIBLIOGRAFIA

Veja também

capa do livro

Audiovisuais contemporâneos

desafios de pesquisa e metodologia

Bruno Campanella, Érica Ribeiro, Joana d’Arc de Nantes (orgs.)

capa do livro

Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil

Lívia Barbosa, Fátima Portilho, Flavia Galindo e Silvia Borges (orgs.)

capa do livro

Corpos, imaginários e afetos nas narrativas do eu

Denise da Costa Oliveira Siqueira (org.)

capa do livro

Ensaio sobre a pergunta

Uma teoria da prática jornalistica

Maria Luiza Franco Busse

capa do livro

Divulgação científica

faces em reflexão

Mario Newman de Queiroz (org)