capa do livro

O Serviço Social no Brasil

Os fundamentos de sua imagem social e da autoimagem de seus agentes

Fátima Grave Ortiz

Esta obra oferecida ao público tem mérito, não apenas pela sua relevância temática, mas, sobretudo, pelo vigor crítico e consistência teórica alcançados pela autora, o que torna evidente o elevado patamar intelectual que o Serviço Social brasileiro atingiu, na medida em que buscou uma leitura macroscópica e radicalmente crítica da sociedade capitalista. Como sabemos, o Serviço Social é uma profissão que tem a sociedade capitalista como seu “solo histórico” e participa do processo que tanto pode efetivar a continuidade da sociedade de classes quanto criar possibilidades para sua transformação. É uma profissão com clara dimensão política, cuja ação é implicada histórica e socialmente.

Diante do exposto, é inconteste a importância da presente produção de Fátima Grave. Mais do que isso, é obra imprescindível para todos que, verdadeiramente, se preocupam com os rumos profissionais do Serviço Social (brasileiro) e, por isso, se dedicam a decifrar sua história — os nexos da sua relação com o capitalismo (contemporâneo), sua dimensão ética (e política) e o seu atual projeto profissional. Por fim, tornamos público nosso agradecimento à autora — ex-aluna, hoje amiga, colega de docência e companheira — pela oportunidade de, por meio da leitura do seu livro, termos experimentado o prazeroso néctar do fruto, cuja semente esperamos ter, de algum modo, contribuído para que germinasse.

Valeria Forti
Assistente social e professora adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de janeiro – Uerj.

Veja também

capa do livro

O serviço social em empresas para além da crítica

Espaços de enfrentamento e atuação profissional

Ilma Doher (Org.)

capa do livro

Assistentes Sociais no Brasil

Um estudo a partir das PNADs

Pedro Simões

capa do livro

Gênero, Origem Social e Religião

Os estudantes de Serviço Social do Rio de Janeiro

Pedro Simões

capa do livro

Gestão local e políticas públicas na Amazônia

Giuseppe Cocco, Helder Boska de Moraes Sarmento, Gerardo Silva e Maria José de Souza Barbosa (orgs.)

capa do livro

Bairro Bom Jesus

Uma experiência de extensão universitária

Maira Meira Pinto (org.)