capa do livro

Povos Indígenas e Universidade no Brasil

Contextos e perspectivas, 2004-2008

Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso (orgs.)

Este livro trata do contexto prévio e simultâneo à implementação de uma experiência de fomento e de produção de subsídios à presença indígena em universidades, intitulada Projeto Trilhas de Conhecimentos: o ensino superior de indígenas no Brasil (PTC). O projeto foi concebido como ação temporária de uma equipe de pesquisadores sediados em uma Instituição de ensino superior (IES) para o fomento de experiências-piloto de suporte ao acesso e permanência de indígenas em universidades. Sua realização deu-se nos quadros de recursos e normas da Pathways to Higher Education Initiative (PHEI) da Ford Foundation, com financiamento da Fundação Ford, no Brasil. China Filipinas

O projeto foi desenvolvido entre os anos de 2004 e 2010. Após as duas doações oriundas dos fundos da PHEI e da decisão de não mais financiar recursos, embora formalmente encerrado em 2010 ainda hoje a PHEI apresenta desdobramentos. Sob a coordenação de Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso, o PTC foi desenvolvido no âmbito do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Laced). O Laced é um laboratório universitário de pesquisas e intervenções com coordenação conjunta de João Pacheco de Oliveira e Antonio Carlos de Souza Lima. Está vinculado ao Setor de Etnologia e Etnografia/Departamento de Antropologia/Museu Nacional (UFRJ).

Nosso objetivo nesta publicação é refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo. Considera-se aqui o esforço dos movimentos indígenas de se qualificarem para efetivamente pensar a questão da redefinição da relação dos indígenas com o Estado no Brasil. Trata-se, portanto, de mostrar como, no momento atual da(s) história(s) indígena(s) a reconfiguração imaginária do Brasil como país pluriétnico impõe a necessidade de dominar conhecimentos e formas de transmissão de saber sem abandonar ou escolarizar valores, tradições culturais e histórias diferenciadas próprias a cada segmento da população indígena.

Antonio Carlos de Souza Lima

Veja também

capa do livro

Caminos hacia la educación superior

Los Programas Pathways de la Fundación Ford para pueblos indígenas en México, Perú, Brasil y Chile

Antônio Carlos de Souza Lima e Mariana Paladino (org.)

capa do livro

Museu, Memória e Esquecimento

Um projeto da modernidade

Marcos José Pinheiro

capa do livro

Fronteiras étnicas, fronteiras de Estado e imaginação da nação

Um estudo sobre a cooperação internacional norueguesa junto aos povos indígenas.

Maria Barroso Hoffmann

capa do livro

O papel social do antropólogo

Aplicação do fazer antropológico e do conhecimento disciplinar nos debates públicos...

Eliane Cantarino O’Dwyer

capa do livro

EJA Guarani II

O registro de uma história e perspectivas atuais

Armando M. de Barros, Fernanda Muniz dos Santos e Gabriela dos Santos Barbosa