capa do livro

Povos Indígenas e Universidade no Brasil

Contextos e perspectivas, 2004-2008

Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso (orgs.)

Este livro trata do contexto prévio e simultâneo à implementação de uma experiência de fomento e de produção de subsídios à presença indígena em universidades, intitulada Projeto Trilhas de Conhecimentos: o ensino superior de indígenas no Brasil (PTC). O projeto foi concebido como ação temporária de uma equipe de pesquisadores sediados em uma Instituição de ensino superior (IES) para o fomento de experiências-piloto de suporte ao acesso e permanência de indígenas em universidades. Sua realização deu-se nos quadros de recursos e normas da Pathways to Higher Education Initiative (PHEI) da Ford Foundation, com financiamento da Fundação Ford, no Brasil. China Filipinas

O projeto foi desenvolvido entre os anos de 2004 e 2010. Após as duas doações oriundas dos fundos da PHEI e da decisão de não mais financiar recursos, embora formalmente encerrado em 2010 ainda hoje a PHEI apresenta desdobramentos. Sob a coordenação de Antonio Carlos de Souza Lima e Maria Macedo Barroso, o PTC foi desenvolvido no âmbito do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (Laced). O Laced é um laboratório universitário de pesquisas e intervenções com coordenação conjunta de João Pacheco de Oliveira e Antonio Carlos de Souza Lima. Está vinculado ao Setor de Etnologia e Etnografia/Departamento de Antropologia/Museu Nacional (UFRJ).

Nosso objetivo nesta publicação é refletir sobre os desafios implícitos nos debates acerca da formação de indígenas no ensino superior no Brasil contemporâneo. Considera-se aqui o esforço dos movimentos indígenas de se qualificarem para efetivamente pensar a questão da redefinição da relação dos indígenas com o Estado no Brasil. Trata-se, portanto, de mostrar como, no momento atual da(s) história(s) indígena(s) a reconfiguração imaginária do Brasil como país pluriétnico impõe a necessidade de dominar conhecimentos e formas de transmissão de saber sem abandonar ou escolarizar valores, tradições culturais e histórias diferenciadas próprias a cada segmento da população indígena.

Antonio Carlos de Souza Lima

Veja também

capa do livro

Quando a Terra é Dinheiro, a Natureza é Território

Uma investigação histórico-geográfica de povos indígenas no Médio Xingu – 1950-1980

Núbia Vieira Cardoso

capa do livro

Escritos pedagógicos

A teoria histórico-cultural, a pedagogia histórico-crítica e a educação para todos

Anna Maria Lunardi Padilha

capa do livro

Zeladores de Encantos

Memórias do Tronco Velho Pankararu

Bartolomeu Cícero dos Santos – Pankararu

capa do livro

Pensamentos Ecológicos

Carlos José Saldanha Machado

capa do livro

Interação academia-indústria

Métodos de avaliação e caso de estudo na área biomédica

Daniela Uziel e Diego Allonso (orgs.)