capa do livro

Economia Criativa

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Sílvia Borges Corrêa (Org.)

Um programa de mestrado inicia-se com um grupo de pesquisadores com interesses afins que se reúne em torno de um tema complexo, e dedica-se ao estudo acadêmico articulado de suas diferentes facetas e ramificações.

Este é o caso do grupo de professores da ESPM do Rio de Janeiro que se reúne em torno do tema da Economia Criativa, vocação artístico-econômica do Rio de Janeiro, com vistas à construção de um programa, que irá contribuir significativamente na formação do gestor de equipamentos culturais e esportivos, num setor dinâmico e excitante que aponta para o futuro do estado e da cidade do Rio.

Um programa de mestrado é uma guilda de pesquisadores que forma outros mestres, que devem apresentar seu trabalho de mestre perante a guilda. Como a guilda de artesãos, o programa de mestrado não é um curso ou uma escola, mas um centro de produção, em meio ao qual mestres são formados.

O Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM do Rio de Janeiro realiza esta promessa, e o presente trabalho é o resultado da primeira rodada de pesquisa de seus professores.

Ele reflete a um tempo o vigor do vento fresco de uma equipe que constrói conhecimento e as paredes do programa, e revela já a maturidade acadêmica e o enraizamento dos professores nos problemas práticos dessa indústria no Rio de Janeiro.

Veja também

capa do livro

Inovação, Redes, Espaço e Desenvolvimento

Maria Cristina Ortigão Sampaio Schiller

capa do livro

Ética e Bioética na formação acadêmica

Problema ou solução?

Diva Lopes da Silveira e Elvino Ferreira (orgs.)

capa do livro

Economia industrial de empresas farmacêuticas

Lia Hasenclever, Beatriz Fialho, Helena Klein e Carla Zaire

capa do livro

Propriedade Intelectual nos Países de Língua Portuguesa

Temas e Perspectivas

Ana Célia Castro, Cristina de Albuquerque Possas e Manuel Mira Godinho (orgs.)

capa do livro

Inovação

Desafios e perspectivas

Maria Cristina Ortigão Sampaio Schiller